É unanimidade que Parintins, distante a 369 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus, é um dos maiores centros artísticos do Brasil, tendo o seu símbolo maior, o Festival Folclórico, mas a arte parintinense não se restringe ao Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido, ela está presente na paisagem natural da cidade, nos seus habitantes, nos artistas plásticos, artesãos e no maior rio em água doce do planeta, o nosso Rio Amazonas.
É diante dessa riqueza natural que está as lentes do fotógrafo Rafael Prado. Seus registros conseguem transmitir a beleza de uma Amazônia que viraliza na internet por meio de suas redes sociais (Facebook e Instagram). Apesar de considerar um hobby, o trabalho de Rafael tem um profissionalismo artístico natural de quem nasce em Parintins e de quem respira os encantos da Amazônia.
Fotógrafo Rafael Prado - Foto: Arquivo pessoal
Para falar mais sobre os seus registros, o Jornalismo Parintins realizou uma entrevista com o fotógrafo Rafael Prado, no qual ele responde as nossas perguntas relacionadas ao seu trabalho e a repercussão de suas fotografias das riquezas e das belezas naturais de Parintins.
Confira a entrevista:
Jornalismo Parintins: Quando você começou a fotografar e a partir de que momento você decidiu se profissionalizar?
Rafael Prado: No final de 2019 comprei um drone por hobby, mas já possuía uma máquina considerada ultrapassada antiga pra época (que até hoje ainda uso), porém não tinha noções de fotografia. Não me considero um profissional ainda. Tenho a arte da fotografia como um hobby. Sempre falo que tenho muito que aprender.
Imagem da área portuária de Parintins num fim de tarde - Foto: Rafael Prado
Jornalismo Parintins: Faz quanto tempo que você faz registros da cidade de Parintins?
Rafael Prado: Sempre achava e ainda acho espetacular fotos de nossa cidade! Da arquitetura, da natureza e principalmente das pessoas. Quando comecei a ter as primeiras noções depois que comprei o drone em 2020, eu e meu irmão fomos pesquisando, estudando e também tivemos ajuda de amigos. Não adiantava ter os equipamentos e não saber aproveitá-los.
Imagem do centro de Parintins - Foto: Rafael Prado
Jornalismo Parintins: Quando você fotografa algum local de Parintins você busca passar alguma mensagem ou depende da fotografia que você quer registrar?
Rafael Prado: Vou te confessar, tenho uma única foto que planejei e poucas pessoas sabiam então da história dela até hoje. Na época da pandemia fiquei uma semana sonhando (realmente sonhando) com uma foto de dentro da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, onde os bancos estavam vazios e apenas o sol entrando pelas janelas! Quando vi o resultado fiquei super satisfeito! Nela tentei mostrar a realidade da época. Mas não sou de planejar local e nem momentos, porém sempre tento passar uma sensibilidade, um olhar diferente, desde uma foto mais simples como de uma formiga quanto a do pôr do sol de Parintins (que pra mim é o mais lindo do mundo). Mas todas são feitas com carinho.
Foto da Catedral citada por Rafael
Jornalismo Parintins: Existe alguém no qual você se inspira na sua profissão?
Rafael Prado: Parintins é muito privilegiada em ter tantos talentos, mas tenho admiração e respeito por mestres da arte como: Paulo Sicsú, Eduardo, Elcio, Eder, Yuri, Jimmi, Neto Prado e XP. Esses eu sempre falo e não canso de agradecê-los por passar inspiração a quem está iniciando como eu.
Catedral de Nossa Senhora do Carmo localizada no centro de Parintins - Foto: Rafael Prado
Jornalismo Parintins: Parintins está localizada num local privilegiado do nosso planeta, no caso a Amazônia, você tem ideia da dimensão e da importância que é registrar imagens dessa cidade que o Brasil e o mundo conhecem pela sua cultura?
Rafael Prado: Sim tenho! Eu sempre procuro enfatizar a nossa região, a cidade e a nossa cultura. Tanto que eu não tenho apenas um foco, diversifico muito as minhas fotografias, isso porque em qualquer lugar de Parintins está ligado a natureza e a cultura. Parintins tem muitos lugares lindos a serem mostrados e explorado turisticamente.
Área portuária de Parintins conhecida como Caracol - Foto: Rafael Prado
Jornalismo Parintins: Quais são os principais comentários que você recebe a respeito das suas fotografias da cidade? O que as pessoas de fora do Estado mais dizem?
Rafael Prado: Sempre recebo elogios e dando os parabéns pelo registro nas minhas fotos nas minhas redes sociais! Faço questão de agradecer cada um comentário. Tenho e fiz diversos amigos de outras cidades e outros estados, que sempre ficam deslumbrados com nossa cidade e nossa natureza. Pessoas que não faziam noção de como temos tantas riquezas naturais e culturais. Pessoas que estão longe e que matam a saudade de Parintins pelas fotos.
Imagem do Bumbódromo, local de disputa de Garantido e Caprichoso - Foto: Rafael Prado
Jornalismo Parintins: Temos muito verde (floresta), muito água (Rio Amazonas), em resumo, uma infinidade de belezas naturais talvez como nenhum outro país do mundo, o que mais encanta você em Parintins diante de tanta beleza natural?
Rafael Prado: Eu procuro aproveitar ao máximo cada momento que vou tirar fotos da natureza! Tiro foto de pássaros, rio, plantas, do céu e até insetos (risos)! Passo horas fotografando. Pra mim tudo é encantador e mágico! E temos tudo isso bem pertinho. O maior rio do mundo na nossa porta. É uma sensação de satisfação incrível!
Pôr do sol visto da orla da cidade - Foto: Rafael Prado
Jornalismo Parintins: Você já possui reconhecimento pelo seu excelente trabalho como fotógrafo? Como premiações, por exemplo?
Rafael Prado: Já tive um momento que pensei em parar postar minhas fotos, pois tinham pessoas que copiavam a foto e modificava ou retiravam meu nome delas. Fiquei com raiva e triste! Repudiei e parei de postar, mas muitos amigos e minha tia Mirtes, conversaram comigo, pedindo pra não parar, pois eu estava fazendo bem as muitas pessoas. É muito bom o reconhecimento, por isso eu faço questão de responder agradecendo cada comentário que fazem nas redes sociais. Isso faz que eu continue. Em 2021 e em 2022 fui premiado com Menção Honrosa no Concurso Internacional Brasilia PhotoShow que é um dos principais concursos de fotografia do Brasil com fotos de barcos regionais e com a foto de um ribeirinho, respectivamente. Mas não deixo isso subir a cabeça! Simplicidade sempre.
Fotografia intitulada "Navegando nas Nuvens" - recebeu menção honrosa em 2022
Jornalismo Parintins: Você acredita que a nossa cultura precisa ser mais explorada e valorizada não só na época do Festival, por nós mesmos, habitantes da ilha, como mostra os registros que você faz por meio das fotografias?
Rafael Prado: Parintins tem muito a oferecer, coisas que poderíamos aproveitar o ano todo, como turismos, pesca esportiva e outros… geraria renda a população o ano todo. Um exemplo é um registro que fiz do encontro das águas no Rio Mamuru e Paraná dos Ramos, tem parintinense que não fazia noção que existia! Sei que não é fácil fazer tudo isso, mas é uma coisa que tem que começar a ser elaborada e realizada.
O encontro das águas parintinense - Foto: Rafael Prado
Por: Vinícius Bellchior Bruce e Ana Cristina Ferreira Machado – ambos graduados em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins
Ana Cristina Machado - Equipe Jornalismo Parintins
Siga o Jornalismo Parintins nas redes sociais:
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Nosso WhatsApp: 92994334226
Mín. 22° Máx. 29°