“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto é publicidade”. Se levarmos esta frase de William Randolph Hearst (magnata dos meios de comunicação que mudou os jornais no final do século XIX) ao pé da letra, o Jornalismo não vai encontrar eco no ambiente online em Parintins, o segundo município mais populoso do Amazonas, com cerca de 115 mil habitantes segundo números do IBGE de 2021, ficando atrás apenas da capital Manaus. Basta dar um clique nos principais sites e portais de notícias da cidade que você perceberá a repetição de textos e a escassez de conteúdos próprios desses veículos digitais de mídia, porque é mais fácil receber textos prontos oriundos de assessorias de órgãos públicos, de políticos da cidade ou do Estado, do que pensar jornalisticamente e produzir conteúdos que realmente interessam a nossa cidade.
Sabemos das limitações orçamentárias e de pessoal para os profissionais exercerem plenamente a sua profissão, mas nada justifica anularem-se como jornalistas para se tornarem uma espécie de extensão de assessoria de quem quer que seja, isso não é jornalismo.
Não é isso que a equipe do Jornalismo Parintins aprendeu no decorrer da graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins, e nem é isso que pretendemos fazer com este site. Paula Schmitt, premiada jornalista brasileira com atuação internacional, diz que um dos principais objetivos do Jornalismo deve ser o de informar alguém do que ele não sabe, ou seja, a missão do jornalismo é a de levar informação para um determinado público do que acontece na sua cidade, por exemplo, seja na área da saúde, da educação, da segurança pública e todas as perguntas devem ser feitas pelos jornalistas a quem tem o dever de responde-las, no caso as autoridades públicas.
Faz parte da missão do Jornalismo o de colaborar para o desenvolvimento social, questionando e sugerindo por meio de matérias jornalísticas, e principalmente, ouvir a população, as suas demandas, as suas histórias, num trabalho colaborativo que beneficia a todos.
O acesso à informação é garantido pela Constituição Federal em seu artigo 5°, inciso XIV. “É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”. Ou seja, é assegurado o direito de informar, de se informar e de ser informado. Além disso a nossa Constituição em seu artigo 5° inciso IX, também é muito clara ao preservar e garantir a liberdade de expressão no Brasil. “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
Nós, jornalistas, também temos o nosso Código de Ética, princípios que regem a nossa atuação enquanto profissionais, organizados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que vão do direito ao acesso à informação, da conduta profissional do Jornalista, da responsabilidade profissional do Jornalista e das relações profissionais.
Em seu capítulo primeiro, artigo 2°, que trata do direito à informação, o Código diz que, “como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse”. No inciso I do mesmo capítulo, está escrito que “a divulgação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica – se pública, estatal ou privada – e da linha política de seus proprietários e/ou diretores”.
No artigo III, o Código de Ética rege que, “a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão”.
Por fim, destacamos o inciso XI, do capítulo 2, que trata da conduta profissional do jornalista. “Defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e das minorias”.
O parintinense tem o direito de saber o que acontece na cidade, com ética, imparcialidade e profissionalismo, princípios que a equipe do Jornalismo Parintins não abre mão.
Acesse nossas redes sociais:
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Nosso WhatsApp: 92994334226
Mín. 22° Máx. 32°