Os desafios de Brena Dianná e Bi Garcia

Neste artigo, o jornalista parintinense Vinícius Bellchior argumenta sobre os desafios que o prefeito de Parintins e sua principal opositora no município terão que enfrentar nos próximos meses

17/02/2024 às 08h34 Atualizada em 19/02/2024 às 11h19
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Brena Dianná e o prefeito de Parintins, respectivamente - Fotos: Reprodução/Internet
Brena Dianná e o prefeito de Parintins, respectivamente - Fotos: Reprodução/Internet

Anti-Bi Garcia desde o primeiro dia do seu mandato, a vereadora da Câmara Municipal de Parintins, Brena Dianná (União Brasil), consolidou ao longo de 3 anos de atuação parlamentar uma oposição que lhe rendeu o primeiro lugar nas pesquisas eleitorais realizadas no ano passado.

Brena tem realizado um trabalho exemplar na Câmara Municipal, legislando e fiscalizando o poder público municipal. Agora, o objetivo da parlamentar é comandar a terra dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido, sucedendo o seu principal oponente, o prefeito Bi Garcia - um dos políticos mais influentes e experientes do interior do Amazonas, e sucedê-lo não é tarefa fácil, porque Bi carrega consigo cacife político e experiência administrativa. Ele não deixa a peteca cair. Fato inegável. Caso eleita, Brena terá que fazer melhor.

Ainda de acordo com pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião realizada ano passado, Bi Garcia tem cerca de 80% de aprovação popular em Parintins, mas se sua principal opositora está à frente nas pesquisas eleitorais, como explicar? Um dos motivos pode ser o "cansaço" natural da imagem de Bi, o político vai completar 8 anos no poder. Talvez seja também o desejo natural de mudança que faz parte do ser humano.

O desafio de Bi Garcia 

Não podendo mais ser eleito, o prefeito de Parintins tem trabalhado desde o ano passado para tentar emplacar o seu aliado na disputa eleitoral, o vereador Mateus Assayag (PL), que terá o apoio oficializado do prefeito no próximo dia 24. Mateus foi secretário de Obras no governo de Bi e quase não exerceu o cargo de vereador. Assayag não é um lá um político muito simpático e não é um nome bem recebido pela própria base do prefeito. Mateus não construiu uma boa imagem em todos esses anos na administração pública e forçar isso agora, fica muito feio. O desafio será transformar um político sem expressão e força eleitoral no candidato que vai dar continuidade à gestão de Garcia, faltando meses para a eleição.

Bi Garcia de longe não é um político qualquer, em sua biblioteca, consta nada mais que a obra "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, um clássico lido pelos principais líderes de destaque pelo mundo, talvez, um dos motivos do sucesso político e eleitoral do prefeito de Parintins, praticamente sem adversários nas últimas eleições. 

Por outro lado, Brena está bem assessorada e faz parte do grupo político do governador Wilson Lima, Bi não é o único político do município que possui estratégias políticas. Aliás, forças políticas e judiciais aumentam o cacife da adversária de Bi Garcia com o governador, que também possui 80% de aprovação da população parintinense. Se Brena for realmente a candidata do governador, a briga vai ser grande.

Política é feita de alianças

Bi não é amador e não começou sua vida política se isolando, pelo contrário, Garcia entendeu desde cedo que alianças no mundo político é fundamental para quem busca ascensão. Ninguém governa sozinho. Um verdadeiro líder sabe delegar funções. Ego é bom mas em excesso faz mal - serve para todo mundo. Aliás, ser acessível e simpático também são características de grandes políticos. Bi Garcia sabe disso e escreveu a sua história na política parintinense.

Mas Brena já parece despertar de um isolamento e formar alianças necessárias para um possível governo comandado por ela. Nessa sexta-feira (16), a convite do governador Wilson Lima, a vereadora assumiu a presidência do União Brasil em Parintins, o mesmo partido do governador, é mais uma clara demonstração de que Brena será a candidata de Lima no município. Esse é o caminho. 

Em resposta, ao site BNC, Bi Garcia, que até então fazia parte do União Brasil, anunciou a sua saída e de todo o seu grupo político do partido já na segunda-feira (19), em uma clara demonstração que a atitude de Lima marca o primeiro embate entre ele e o prefeito Bi referente às eleições deste ano.

Com os desafios de cada um, cabe a população parintinense decidir se vai dar uma chance ao pupilo de Bi Garcia, o vereador Mateus Assayag, diante de todo o seu histórico na administração pública, ou se irá optar pela oposição e suas propostas, representadas por Brena Dianná. 

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Campus Parintins. 

Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS 

Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS 

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sem foto
Sobre o blog/coluna
Sua coluna de artigos jornalísticos.
Ver notícias
Parintins, AM
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 33°

27° Sensação
1.13km/h Vento
75% Umidade
100% (12.04mm) Chance de chuva
06h31 Nascer do sol
06h47 Pôr do sol
Seg 33° 22°
Ter 36° 22°
Qua 36° 23°
Qui 35° 22°
Sex 31° 22°
Atualizado às 20h06
Publicidade