Parintins segue encoberta por intensa nuvem de fumaça

Nesta segunda-feira (6), a ilha registrou mais um ápice da fumaça que toma conta do estado do Amazonas há dias, o que chegou a causar cancelamentos de voos no município

06/11/2023 às 18h32 Atualizada em 06/11/2023 às 19h06
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Catedral de Parintins ficou encoberta pela fumaça- Foto: Jean Beltrão
Catedral de Parintins ficou encoberta pela fumaça- Foto: Jean Beltrão

O município de Parintins, no Amazonas, distante 369 quilômetros da capital do estado, Manaus, voltou a registrar nesta segunda-feira (6), o aumento na intensidade da fumaça que toma conta não só da cidade, mas de parte do estado amazonense. 

Visibilidade no porto da cidade era baixa - Foto: Jean Beltrão

Segundo informações da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/AM), a fumaça é proveniente de queimadas que ocorrem nos estados do Pará, Amapá e Mato Grosso, alem do Nordeste como Maranhão e Piauí. 

Ainda segundo o órgão, diversas modelagens climáticas mostram que a fumaça dessas regiões está sendo carregada para o Amazonas, incluindo Parintins. 

Foto: Jean Beltrão

Cuidados com a saúde 

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a inalação da fumaça proveniente das queimadas pode afetar a saúde, ocasionando alguns sintomas como:

•Dor e ardência na garganta;

•Tosse seca;

•Cansaço;

•Falta de ar ou dificuldade para respirar;

•Dor de cabeça;

•Rouquidão e Irritação nos olhos.

Além disso, também pode agravar doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite, Doença Pulmonar e Obstrutiva e Crônica (DPOC) .Todos esses sintomas acontecem, porque as partículas presentes na fumaça são formadas por compostos químicos que afetam o sistema respiratório quando inalado, prejudicando a troca gasosa.

A secretaria recomenda ainda alguns cuidados diante dessa fumaça, como o uso de máscaras ao sair nas ruas, manter-se hidratado, além de consumir alimentos ricos em vitamina C e B, para aumentar a defesa do corpo. 

Voos cancelados

Nesta segunda-feira, pela primeira vez desde o início da crise do ar no Amazonas, Parintins registrou os primeiros cancelamentos de voos devido a fumaça que toma conta da cidade. Segundo informações do administrador do aeroporto Júlio Belém, Jean Jorge, durante tarde, um voo da empresa Azul Linhas Áreas decolou de Manaus e sobrevoou Parintins, mas não conseguiu pousar. 

"Mais cedo, pela parte da manhã, aeronaves de asas rotativas que prestam serviços para DSEI também cancelaram voos. Mas retornaram com as operações hoje a tarde, após melhorar a situação da visibilidade", informa Jean ao JORNALISMO PARINTINS. 

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins. 

Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS 

Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS 

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários