Uma imagem que circula pelas redes sociais em Parintins, intitula a matéria produzida pelo JORNALISMO PARINTINS sobre o atraso no pagamento a servidores da saúde no município como "fake news". Pois bem, vai aqui uma breve aula de jornalismo e em como funciona o trabalho do jornalista.
Na universidade, somos ensinados que ao produzir uma matéria jornalística, temos a obrigação de ouvir todos os lados da situação, e nesta matéria em questão, além de noticiar a denúncia apresentada pelo vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), tentamos ouvir o secretário de Saúde do município, Clerton Florêncio, que apenas visualizou a mensagem e não deu retorno, sendo assim, pelo olhar jornalístico, a matéria está completa.
O secretário teve a oportunidade de esclarecer a situação mas não o fez.
Rodeado por uma imprensa chapa-branca, a imagem em questão é fruto de alguma mente viciada em puxar-saco, em Parintins é a profissão de alguns. No mais, a imagem produzida por alguém dessa atual administração municipal não responde as denúncias apresentadas pelo vereador, pelo contrário, ataca a imprensa que divulga.
O lado de Bi Garcia
Somente após a divulgação da matéria, obtive retono da administração municipal. Em contato com este site, o prefeito Bi Garcia afirma sobre os salários atrasados, que o prazo do pagamento é determinado em lei e deve estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, e que é falso o atraso na folha. "Não existe um funcionário sem receber. Eu poderia pagar até terça-feira (7) dentro da lei", argumenta Bi Garcia.
Após a repercussão do caso, o vereador Massilon Cursino também informou ao site que seria mais prudente eles justificarem o porquê do salário não sair na data certa e porque estão dificultando o pagamento do 1/3 das férias.
Além disso, também estamos recebemos diversas denúncias de profissionais da Saúde que afirmam não estarem recebendo o retroativo e nem o salário atualizado. "Vários estão na mesma situação e temos como provar com o nosso extrato bancário", afirma uma denunciante.
O JORNALISMO PARINTINS, liderado por mim, Vinícius Bellchior, segue o trabalho de informar a população parintinense daquilo que não é divulgado pela maioria dos sites "jornalísticos" da cidade - maioria aliada a atual administração municipal - basta um clique e todos notarão.
Faço jornalismo, não política. Se há alguém espalhando fake news ou cometendo algum crime, esse alguém não sou eu.
Nota: A expressão "chapa-branca" quer dizer que o jornalista ou o jornal ao qual ele pertence, é patrocinado/manipulado pelo governo. Um jornalista chapa-branca faz uma oposição branda, ou quase inexistente, ao governo.
Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS
Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.
Mín. 23° Máx. 33°