O vereador da Câmara Municipal de Parintins, Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), apresentou denúncia em vídeo publicado em suas redes sociais no início da noite dessa sexta-feira (3), em que ele afima ter recebido denúncias de profissionais da Saúde sobre falta de pagamento e o direito de receber o 1/3 negado pela atual administração municipal, liderada pelo prefeito Bi Garcia (UB).
"Vamos pagar os funcionários da Saúde em dia? Vamos respeitar os direitos constitucionais dos servidores, concedendo-lhes o 1/3 de férias?. Eles não podem pagar o preço da irresponsabilidade por fazer festa em momento inadequado, em que a cidade não tinha condições de fazer uma festa grandiosa. A fatura chegou e quem está pagando o pato infelizmente é o povo de Parintins", desabafa o parlamentar.
Em defesa dos profissionais da saúde
Não é a primeira vez que o vereador cobra o cumprimento dos direitos dos profissionais no município. Em 18 de setembro, Massilon solicitou da Prefeitura de Parintins informações sobre o cronograma de pagamento dos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, bem como o retroativo, segundo Massilon, os valores já se encontram nos cofres da prefeitura.
Massilon também solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara averiguasse a diferença no pagamento do piso da enfermagem feito pela prefeitura do município. Segundo Massilon, o pedido foi diante de muitos questionamentos por parte de profissionais que ainda não receberam seus pagamentos. Ele acrescenta que, no dia 21 de agosto foi repassado os recursos complementares para o pagamento do piso de enfermagem, creditado pelo Ministério da Saúde, conforme consulta ao portal do FNS (Fundo Nacional da Saúde).
“A verba já está na conta do Executivo, portanto, é necessário que seja feito a devida adequação ao plano de cargos e carreiras, e que seja pago o piso para todos os profissionais de enfermagem no Município, em conformidade com a Lei”, ressalta.
O JORNALISMO PARINTINS entrou em contato com o secretário de saúde de Parintins, Clerton Florêncio, cobrando uma resposta sobre as denúncias apresentadas, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS
Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.
Mín. 22° Máx. 32°