Projeto iniciado pelo jornalista Tadeu de Souza (falecido em 2019) e comandado por ele por seis anos consecutivos, o programa "Agora Parintins", transmitido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia pela TV Norte Parintins, tem exercido desde a sua estreia o que rege o artigo 6° do Código de Ética do Jornalista, onde diz que é dever do jornalista divulgar fatos e informações que sejam de interesse público, combater e denunciar qualquer forma de corrupção, especialmente quando essa for exercida com o objetivo de controlar a informação e defender os princípios constitucionais e legais, base do estado democrático de direito.
De acordo com Adelino Aguiar, atual apresentador do programa, a participação popular foi essencial para a consolidação do programa na cidade de Parintins, apesar da dificuldade em “fazer televisão no interior”. “Existem as questões políticas que as vezes atrapalham e limitam quem quer levar informação para a população, mas a participação do povo foi engrandecedora para que o programa ainda esteja no ar”, explica o apresentador.
Ainda de acordo com Adelino, substituir o jornalista Tadeu de Souza na apresentação do programa é uma honra muito grande e uma satisfação imensa em tentar preencher o espaço deixado por Tadeu. “Além de ser um ícone da comunicação, foi o grande idealizador desse projeto. Eu agradeço muito a Deus pela oportunidade que ele (Tadeu) me deu em meio a tantos a profissionais na época, eu que sou uma pessoa que nasci no entretenimento e ele me deu essa oportunidade sem colocar nenhum empecilho”, conta.
A voz do povo
Adelino afirma que a TV Norte é um veículo de comunicação sério e que apoia seus posicionamentos diante dos fatos que são abordados diariamente no programa. Questionado pelo JORNALISMO PARINTINS se já sofreu algum tipo de represália por suas opiniões durante o programa, Adelino responde que já foi intimidado. “Já falaram que iriam conversar com meus superiores, mas como falei tenho a confiança do grupo Norte no qual credibiliza o meu trabalho. No interior todos nós sabemos que alguns políticos se sentem senhores das pessoas”, critica.
Sobre a opinião das pessoas em relação ao programa, Adelino diz que é a melhor possível e elas se sentem representadas. “É muito satisfatório entrarmos nas casas, nos comércios ou na rua mesmo e receber o carinho e a admiração das pessoas”, destaca.
Em relação as maiores reclamações que o público faz ao programa, Aguiar diz que elas sempre se revezam, como infraestrutura, saneamento básico, solicitações de água encanada de qualidade e com potência no abastecimento, reclamações de energia cara e de má qualidade, insegurança, trânsito caótico, saúde e falta de oportunidade de emprego. “Eu destaco saúde pública porque essa quando não tem as pessoas morrem”, finaliza Adelino.
Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS
Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.
Mín. 23° Máx. 33°