Personagens da ilha: Janderson - O Peixeiro

Na estreia do "Personagens da Ilha", conheça um pouco mais sobre o personagem conhecido em Parintins como "Janderson - O Peixeiro"

30/08/2023 às 16h23 Atualizada em 12/09/2023 às 12h06
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Janderson - O Peixeiro /Foto: Reprodução/Facebook
Janderson - O Peixeiro /Foto: Reprodução/Facebook

Uma das figuras mais conhecidas em Parintins, município distante 369 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus, é o humorista e vendedor de peixes Janderson, o Janderson - O Peixeiro, que conta com mais de 186 mil seguidores só no Facebook, 84 mil no Instagram e mais de 171 mil no TikTok.

A origem do Peixeiro 

Natural do município de Itacoatiara, Janderson mudou-se para a cidade de Parintins em dezembro de 2013, por motivos familiares e porque sua atual companheira é residente do município. Ao JORNALISMO PARINTINS, o humorista conta que chegou na ilha sem profissão definida, o que o fez trabalhar em diversos locais antes de se consolidar como vendedor de peixes na Feira da Ponte.

Outra curiosidade que Janderson nos conta é que ele começou como vendedor de limões na Rua 3 do bairro Paulo Corrêa, antes de ganhar um box na Feira da Ponte.

"Antes de vender peixes, eu trabalhava só com a venda de limões. Eu queria mais, então comecei a trabalhar com peixes. Só que eu não sabia nada sobre peixes, não sabia cuidar etc. Eu olhava como meu vizinho fazia e eu fazia também", conta Janderson. 

O Peixeiro diz ainda que nesse começo, ele não vendia "quase nada", motivo que o fez divulgar seu trabalho na Internet. "Aí eu comecei a pegar os macetes da Internet, do que as pessoas gostavam e achavam engraçado e comecei a adaptar para o meu trabalho", explica.

Produção e repercussão nacional 

Em relação a produção dos vídeos, Janderson esclarece que eles são produzidos de forma espontânea, no momento mesmo em que vende os peixes. Segundo o personagem, um dos vídeos que mais repercutiram até hoje em nível nacional, foi um trecho de sua participação no programa "Agora Parintins", da TV Norte Amazonas, apresentado por Adelino Aguiar. 

"Eu fui lá e pensei, 'tenho que fazer alguma coisa', por mais que seja um programa de televisão local. Não lembro o que fui fazer exatamente lá. Aí na conversa com o apresentador encaixei uma piada que acabou viralizando depois", conta.

Questionado se também produz humor com crítica social, Janderson responde que sim. O humorista já produziu alguns vídeos sobre ruas que precisavam de asfaltamento etc. Na visão do Peixeiro, os políticos acabam respeitando quem tem um determinado número de seguidores, pois segundo ele, os políticos não vão "querer briga com quem tem seguidor, porque eles sabem que vão perder".

Trabalho reconhecido pelos parintinenses 

Janderson diz com entusiasmo que a população parintinense o acompanha desde o começo, alguns até mesmo da época em que vendia limão. O personagem afirma que o respeito na cidade aumenta quando os vídeos produzidos por ele também repercutem fora da cidade.

"Eu trabalho com o pé no chão. Tenho minha peixaria e trabalho para que ela cresça. Mas também tenho outros planos. A Internet pode transformar nossa vida do dia para noite, ela pode te fazer viralizar e ganhar muito dinheiro rapidamente", explica.

Janderson conta também que não é de sair e nem possui vícios, sendo assim, ele acaba economizando dinheiro para que possa investir em seu crescimento profissional, porque a internet tem um poder de repercussão extraordinário. "Em breve serei um dos grandes influencers do Brasil", finaliza Janderson - O Peixeiro. 

 

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins 

Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS 

 

Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Inscreva-se em nosso canal no YouTube:

JORNALISMO PARINTINS 

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Nosso WhatsApp: 92994334226

 

Entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão: https://chat.whatsapp.com/DoFDyO4fKoR4Ovg4U765B9

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários