Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil) em entrevista ao site AmEmPauta, anunciou que vai finalizar as obras da Casa da Cultura no município. Construída e não finalizada durante a década de 1990, o valor da obra deve ser de R$ 1,5 milhão (um milhão e quinhentos mil reais) oriundo de recursos próprios da prefeitura, segundo o prefeito.
No Portal da Transparência já há um aviso de licitação na modalidade Tomada de Preços n° 4/2023-PMP, do tipo "Menor Preço Global" nos termos da Lei no 8.666/93 com o objetivo de realizar Serviços de conclusão da Casa da Cultura do municipio de Parintins/AM.
De acordo com Bi Garcia, o espaço será destinado a "associações de quadrilhas, bois mirins, pássaros e todas as atividades culturais poderão se reunir com auditórios, salas e outros espaços". "Será uma área importante para artesãos e artistas plásticos", afirma Garcia.
Décadas de abandono
Em 2017, movimentos populares chegaram a ocupar o espaço que fica próximo ao Bumbódromo, local onde acontece as apresentações dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido durante o Festival Folclórico. O objetivo da ocupação foi desenvolver um calendário artístico-cultural envolvendo a comunidade nas ruínas da casa abandonada.
"Retrato da corrupção na ilha sem fantasia"
Em 2016, o jornalista Floriano Lins escreveu um artigo intitulado "Ruínas da Casa da Cultura de Parintins: retrato da corrupção na ilha sem fantasia", onde ele discorre sobre "as ruínas do que seria a Casa da Cultura 'Alzira Saunier' é um dos símbolos mais marcantes dos desvios de finalidade dos recursos destinados à população". E continua:
O parintinense contabiliza há mais de vinte anos a situação de abandono do projeto desprezado e transformado em ruínas. Por vários anos mantido acobertado aos olhos da população, por conta das placas de publicidades propositadamente instaladas em torno da obra, o espelho da malversação do dinheiro público continua à espera de providências das autoridades, enquanto segmentos populares vislumbram transformar o local em um ponto de atração turístico-cultural".
Em maio deste ano, o site Amazonas Cultura divulgou um ensaio fotográfico produzido na Casa da Cultura. As imagens evidenciam o abandono e o descanso do poder público há mais de 25 anos com o complexo cultural que fica ao lado do que é considerado "o maior teatro a céu aberto do planeta", o Bumbódromo de Parintins.
Siga o Jornalismo Parintins nas redes sociais:
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Nosso WhatsApp: 92994334226
Mín. 23° Máx. 33°