Garantido merece uma administração da grandiosidade do boi

O principal adversário este ano do Boi-Bumbá Garantido foi a sua horrenda administração que chegou ameaçar até a realização do Festival Folclórico deste ano

04/07/2023 às 10h07 Atualizada em 21/08/2023 às 20h51
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Boi-Bumbá Garantido- Foto: Daniel Brandão
Boi-Bumbá Garantido- Foto: Daniel Brandão

Chegou ao fim mais um Festival Folclórico de Parintins, neste ano de 2023, o evento folclórico aconteceu entre os dias 30, 1 e 2 de julho. O Boi-Bumbá Caprichoso defendeu o tema "O Brado do Povo Guerreiro", já o Boi-Bumbá Garantido defendeu o tema "Garantido Por Toda Vida". Apesar dos imprevistos e um exemplo de como não administrar uma agremiação folclórica, o Garantido conseguiu superar as dificuldades e levou um boi digno para a arena mesmo com as condições não favoráveis. 

O resultado final apontou uma diferença de apenas 2 décimos entre o Caprichoso e Garantido, definido o vencedor nas últimas notas, num resultado apertado. O Boi Caprichoso levou o bicampeonato, frustrando expectativas de uma vitória de lavada, por conta da crise no boi vermelho e branco.

No ano passado, o vexame das alegorias de papelão, nas palavras de Sebastião Júnior, "alegorias escrotas", parece não ter sido suficiente para que os sócios-torcedores do Garantido não tomassem alguma atitude para que boi não declinasse ainda mais, mas foi o contrário, deixaram a atual administração "pintar e bordar" ao ponto de colocar em risco a realização do Festival Folclórico deste ano. Pela intervenção do Governo do Amazonas a poucos horas da festa folclórica, a crise foi contida. Adson Silveira assumiu interinamente o bumbá, mas o Boi Garantido merecia mais nesses últimos dois anos.

Atraso no pagamento de funcionários, intriga com itens oficiais e um boi que deixou transparecer a falta de investimentos na apresentação nesses dois anos do bumbá, apesar dos milhões recebidos tanto pelo Governo do Estado quanto dos patrocinadores privados do Festival, são alguns dos pontos do legado de uma má gestão que merece ser punida por cada ato irresponsável diante do maior Festival Folclórico do planeta.

Aos sócios-torcedores que são encarregados de eleger o presidente do bumbá, a responsabilidade pelo boi também é de vocês, não adianta colocar qualquer coisa na presidência e depois exigir algo decente na apresentação no Bumbódromo. Novas eleições estão próximas, temos bons candidatos, que a chance do Garantido voltar a ser grandioso como ele sempre foi não pode ser desperdiçada, porque o resultado de uma má escolha está aí e a responsabilidade é de todos nós.

Por: Vinícius Bellchior - Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins 

Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins

 

Siga o Jornalismo Parintins nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Nosso WhatsApp: 92994334226

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Marcos Simão Há 2 anos Manaus Venicius! Concordo com você, porém se não houver fiscalização do TCE e punição para quem administra o boi, nada vai mudar. O próximo presidente do boi, se não for fiscalizado, será apenas mais um, que vai prometer uma coisa e entregar outra, vai colocar no bolso o dinheiro público. O boi não tem nada haver com a má gestão, quem tem que ser penalizado é o gestor. Quando isso acontecer, talvez as coisas mudem, vale para os dois bois.
Mostrar mais comentários