Barreirinha 142 anos: Conheça a história da cidade do poeta Thiago de Mello

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, Barreirinha possui atualmente cerca de 32 mil habitantes, além de ser composta por 14 distritos e 170 comunidades

09/06/2023 às 12h46 Atualizada em 21/08/2023 às 21h53
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Praça do Cristo em Barreirinha - Foto: Prefeitura de Barreirinha
Praça do Cristo em Barreirinha - Foto: Prefeitura de Barreirinha

Munícipio do interior do Estado do Amazonas, Barreirinha completa nesta sexta-feira (9) 142 anos de existência. Conhecida como a “Princesinha do Paraná do Ramos”, a cidade está distante 330 quilômetros da capital do estado, Manaus. Um dos barreirinhenses de destaque, está o poeta Thiago de Mello, um dos principais nomes da literatura brasileira, falecido no início de 2022, aos 95 anos, de causas naturais.

Foto: Alberto César Araújo - Arte: Mercadizar

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, Barreirinha possui atualmente cerca de 32 mil habitantes, além de ser composta por 14 distritos e 170 comunidades. Seu território também contempla terras indígenas da etnia Sateré-maué e comunidades de remanescentes quilombolas. Nas festas e tradições, Barreirinha se destaca pelo Festival Folclórico dos Touros, Festa dos Marujos, Exposição Agropecuária, Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro, dentre outras.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Socorro vista da praça da cidade - Foto: Carlos Eduardo Marinho

A história do município

De acordo com o site da Prefeitura de Barreirinha, a cidade surgiu em meados de 1830, oriunda de um povoado onde localiza-se hoje o Distrito Freguesia do Andirá, núcleo por sua vez, da Missão do Andirá, criada em 1848 pelo capuchinho Pedro de Cariana. Até então, era jurisdicionada pela Província do Pará, que exercia também jurisdição sobre a comarca do Alto Amazonas.

Interior da Igreja de Nossa Senhora do Bom Socorro - Foto: Prefeitura de Barreirinha

Ainda de acordo com o site da prefeitura, em 1851, chega ao local o jesuíta Manuel Justino de Seixas, que constrói uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Socorro, um importante evento para o povoado. Um ano depois, foi elevada a Curato, e em 1853, teve sua denominação mudada para Nossa Senhora do Bom Socorro do Andirá, sendo nesta altura um distrito de Parintins. Alguns anos à frente, o distrito recebe o nome de Andirá. Devido a dificuldade de acesso no período da vazante dos rios, em 1870 a Sede foi transferida para um local chamado Barreirinha, nome dado por possuir terras de barreiras elevadas, e pela Lei Provincial nº 539 foi criado em 1881 o município de Barreirinha, sendo desmembrado de Parintins.

Segundo a história de Barreirinha no site institucional, nessa época, a economia da cidade cresce consideravelmente desde que foi elevada a município, porém em meados dos anos 1920 uma crise se instalou, sendo resultado de eventos como invasões, saques, enchentes dos rios que acabaram por devastar plantações, destruindo mais da metade da lavoura cacaueira, uma das mais importantes da época. Neste período, atos estaduais determinaram que Barreirinha voltasse a fazer parte de Parintins.

Em 1935, Barreirinha ressurge como município, a cidade estava oficialmente reconhecida como um território. E, após essa restauração, houve a primeira eleição municipal, sendo eleito como prefeito Militão Soares Dutra.

Letreiro da cidade - Foto: Prefeitura de Barreirinha

Os seus moradores                    

Como já citado, um dos principais nomes da história de Barreirinha também deixou seu nome gravado na história da literatura brasileira, trata-se do poeta Thiago de Melo, nascido em 30 de março na Princesinha do Paraná do Ramos, e falecido em Manaus, em 2022. Em 2018, O escritor recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios da literatura brasileira.

Para o barreirinhense Carlos Eduardo Marinho, acadêmico de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins, afirma que ser conterrâneo de Thiago de Mello é um privilégio e uma inspiração, porque o poeta é um exemplo de que é possível vencer e vivenciar outros momentos e outras histórias.

Trecho do poema "Os Estatutos do Homem", um dos mais conhecidos do poeta - Imagem: Reprodução/Internet

Marinho participa entre os dias 14 e 16 deste mês, em Boa Vista – Roraima, do congresso de comunicação Intercom Norte 2023, evento que neste ano acontece na Universidade Federal de Roraima, concorrendo na categoria Empreendedorismo, com o projeto do site “Icamiabas Notícias”, projeto desenvolvido na disciplina Empreendedorismo em Comunicação, sob orientação da professora doutora Soriany Neves. Na etapa regional do congresso, é feita a seleção dos trabalhos em suas respectivas categorias para disputarem a etapa nacional da premiação, que acontece em setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC – Minas), em Belo Horizonte.     

Morador do bairro Nova Conquista, em Barreirinha, Carlos Eduardo diz que a cidade possui vários lugares bonitos para visitar sendo barreirinhense ou não, como exemplo a orla da cidade - uma área para passear ou caminhar no final da tarde. “A cidade é muito receptiva, tem muitas atrações. Tem a Festa dos Touros, que é uma festa muito bonita, entre outras”, afirma o acadêmico de jornalismo. Marinho diz que a cidade desenvolveu-se muito nos últimos anos, mas ele acredita que Barreirinha pode evoluir ainda mais.

 

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins. 

Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins

 

Siga o Jornalismo Parintins nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Nosso WhatsApp: 92994334226

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
REPORTAGEM ESPECIAL
Sobre o blog/coluna
A sua coluna de reportagens especiais.
Ver notícias
Parintins, AM
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 33°

31° Sensação
0.47km/h Vento
62% Umidade
100% (12.04mm) Chance de chuva
06h31 Nascer do sol
06h47 Pôr do sol
Seg 33° 22°
Ter 36° 22°
Qua 36° 23°
Qui 35° 22°
Sex 31° 22°
Atualizado às 17h07
Publicidade