Representantes do Grupo de Apoio Local visitam obras de rede de água do Prosai Parintins

O objetivo foi conferir de perto o andamento dos trabalhos e a importância do programa para a cidade.

07/04/2025 às 15h03 Atualizada em 07/04/2025 às 15h05
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação/UGPE
Foto: Divulgação/UGPE

Representantes do Grupo de Apoio Local (GAL) fizeram uma visita, na quarta-feira (02/04), às obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. Os visitantes estiveram no Centro de Reservação e Distribuição (CRD2), no Centro, e no bairro Distrito Industrial, para conhecer os trabalhos do novo sistema de abastecimento de água. O GAL é formado por membros escolhidos pela própria comunidade para atuarem como porta-vozes junto ao programa.

As obras do Prosai estão sendo executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Além do saneamento básico, o programa abrange requalificação urbanística, construção de unidades habitacionais, parques, praças, um novo mercado, além de reflorestamento de áreas.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o objetivo da visita foi ampliar a integração do programa com a comunidade, mostrando o andamento das obras e a importância da iniciativa para a cidade. Também foram destacados aspectos sociais e ambientais do Prosai. “Convidamos um grupo de membros do GAL para conhecer o andamento das obras, o que está sendo realizado atualmente e os objetivos de cada etapa”, afirmou.

A visita começou pelo CRD2, onde já foram perfurados cinco poços, cada um com 200 metros de profundidade, e estão em construção os reservatórios, incluindo um elevado e, posteriormente, dois apoiados. O grupo conheceu toda a estrutura do canteiro de obras, que oferece suporte tanto aos colaboradores quanto às atividades gerais do Prosai.

Em seguida, os membros do GAL foram visitar as obras de rede de água no Distrito Industrial. Ao todo, já foram instalados mais de 22 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade.

O coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, destacou que a ideia é que, mensalmente, mais integrantes do GAL possam conhecer, contribuir e se aprofundar nas obras do Prosai Parintins. “Essa prática chamamos de 'Tô na Obra'. É um convite que fazemos à população para que possa acompanhar as etapas das obras e o que vem pela frente no Prosai Parintins”, disse.

A aposentada Sandra Helena Reis da Costa, integrante do GAL e uma das convidadas para visitar os canteiros de obras, ficou surpresa com o andamento dos trabalhos. “Hoje, estamos vendo que o Governo do Estado está entrando em Parintins para melhorar a nossa água e depois de todo o projeto arrumado, estruturado, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vai continuar administrando. Isso é bom pra Parintins. A gente precisa conhecer esse projeto pra desmistificar algumas coisas”, ressaltou.

*Com informações da UGPE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários