Os Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido lançaram oficialmente o 58º Festival Folclórico de Parintins nesta sexta-feira (28), no Teatro Amazonas. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, contou com um espetáculo protagonizado pelos itens oficiais e demais segmentos dos bumbás, emocionando o público presente.
A cerimônia reuniu patrocinadores, torcedores e autoridades, como o governador do Amazonas, Wilson Lima; o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André; e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, além de outros apoiadores do festival.
Durante o evento, o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, destacou a importância do Festival de Parintins e o nível de profissionalismo que a disputa entre os bumbás alcançou nos últimos anos.
“Estamos nos preparando para um grande Festival, talvez a maior disputa de todos os tempos, porque elevamos o Festival de Parintins a um nível de profissionalismo sem precedentes. Podem ter certeza que faremos um espetáculo grandioso”, afirmou.
Fred Góes também mencionou a toada “Olhar de Curumim”, que compõe o repertório de 2025, um manifesto de resistência dos povos originários e da luta pelo direito à terra, uma das principais bandeiras do Festival de Parintins, que estará representada na arena neste ano.
O show principal contou com a apresentação de João Paulo Faria (ano do boi), Israel Paulain (apresentador), David Assayag (levantador de toadas), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Lívia Christina (rainha do folclore), Jeveny Mendonça (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé), Valentina Coimbra (sinhazinha) e Batista Silva (tripa).
Foto: Jordy Neves
Neste ano, o Garantido defenderá o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, celebrando a identidade popular e as lutas de povos e comunidades tradicionais por meio de sua arte.
O Espetáculo Caprichoso
Os versos do amo do boi, Caetano Medeiros, conduziram o espetáculo azul e branco no lançamento do Festival de Parintins 2025. A festa azulada contou com os itens oficiais tricampeões, que encantaram o público. O presidente Rossy Amoedo subiu ao palco e representou o Povo Caprichoso.
“Nós do Caprichoso nos responsabilizamos e nos comprometemos em dar a maior prestação de contas que é a entrega de um grande espetáculo, que é aquilo que o Caprichoso sabe fazer de melhor”, disse Rossy, apontando para a construção do maior projeto de arena produzido pelo bumbá.
Rossy Amoedo agradeceu os patrocinadores dos bumbás, destacando a grande contribuição para a economia de Parintins e do Amazonas. “As marcas que hoje emprestam seu nome ao Festival de Parintins acreditam na importância que o Festival tem pro nosso município e pro nosso estado do Amazonas. Esses parceiros acreditam no Festival de Parintins”, ressalta.
Para o presidente azulado, fomentar a cultura local é investir na própria população. “A cada um real colocado em Parintins, o fomento da cultura e do turismo deixa pra Parintins dez reais. Isso é muito importante pra quem vive da economia da arte, daqueles que produzem o espetáculo que é a identidade cultural do Amazonas”, revela.
Em Parintins, o lançamento do Festival vai acontecer no dia 04 de abril, no Centro Cultural Bumbódromo.
*Com informações do Boi-Bumbá Garantido e Caprichoso
Mín. 23° Máx. 33°