O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), usou as redes sociais na noite desta terça-feira (11) para celebrar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou sua reeleição para o biênio 2025-2026. Informa o Blog do Botelho.
O parlamentar destacou sua confiança no compromisso do Judiciário com a Constituição e reafirmou seu propósito de atuar com responsabilidade, transparência em prol do povo.
“Sempre confiei no compromisso inabalável do Judiciário com a Constituição. Reafirmo, mais uma vez, minha confiança nas instituições e sigo com convicção e determinação para cumprir o dever que me foi confiado”, declarou.
A manifestação do deputado ocorreu logo após o STF publicar a decisão que arquivou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7713, movida pelo Partido Novo. A ação questionava a legalidade da eleição da Mesa Diretora da Aleam, realizada de forma antecipada em abril de 2023.
O ministro Cristiano Zanin, relator do caso, decidiu pelo arquivamento do processo, argumentando que a nova eleição, realizada em outubro de 2024, respeitou as normas constitucionais e, portanto, a ação perdeu seu objeto.
Com isso, Cidade foi reconduzido à presidência do parlamento estadual e poderá exercer o cargo até janeiro de 2027.
*Com informações do Blog do Botelho
Mín. 22° Máx. 29°