DNIT ratifica situação de emergência no porto de Parintins

Em janeiro deste ano, o DNIT já havia declarado situação de emergência em 32 portos no Amazonas, incluindo o de Parintins.

11/03/2025 às 17h30 Atualizada em 11/03/2025 às 17h36
Por: Redação Fonte: Portal O Convergente
Compartilhe:
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A pouco menos de três meses para o início do tradicional Festival Folclórico de Parintins, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial da União, uma portaria ratificando a Situação de Emergência na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), localizada no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Informa o Portal O Convergente.

A decisão foi tomada pelo Superintendente Regional do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, com base no Processo nº 50601.000443/2025-66. A declaração da emergência busca atender necessidades urgentes na infraestrutura portuária da região e garantir a segurança de usuários no transporte de mercadorias.

Em janeiro deste ano, o DNIT já havia declarado situação de emergência em 32 portos no Amazonas, incluindo o de Parintins, por conta do término dos contratos de operação, manutenção e regularização das instalações portuárias, que expiraram no mês de janeiro, deixando as instalações sem cobertura contratual.

Área portuária

Em outubro do ano passado, o DNIT, em parceria com a UEA, chegou a alertar sobre os riscos de embarcações atracarem em área portuária de Parintins, cuja região vem sendo monitorada após o solo apresentar rachaduras e causar preocupação nos moradores do município.

Vale lembrar que, em outubro de 2024, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou uma investigação para apurar os riscos associados às fissuras e evitar novos deslizaentos de terra, como o ocorrido no porto de Manacapuru.

Melhorias

O porto IP4 de Parintins recebe, desde o ano passado, melhorias do DNIT para reforçar sua capacidade de receber embarcações de grande porte. Segundo o governo federal, as obras incluem reparos essenciais nos flutuantes intermediário e principal e a instalação de um sistema moderno de ancoragem, composto por cinco boias de fundeio.

Em setembro de 2024, representantes da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT (DAQ) realizaram uma visita técnica à IP4, com a presença de autoridades da Marinha do Brasil e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Festival de Parintins

A retificação da emergência no porto ocorre faltando pouco menos de três meses para o tradicional Festival de Parintins, cujo evento recebe, anualmente, centenas de embarcações que dependem da área portuária do município para receber os turistas.

*Com informações do Portal O Convergente

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários