Orla de Parintins: Parecer da Defesa Civil aponta “grau de risco alto”

O trecho inspecionado pelo órgão é referente a rua Caetano Prestes, entre a Praça Digital e a Praça do Comunas.

10/03/2025 às 20h19 Atualizada em 10/03/2025 às 20h44
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Solicitada pelo Departamento de Prevenção e Engenharia (DPEN), com o objetivo de verificar possíveis causas que originaram a patologia estrutural do pavimento da rua Caetano Prestes, situada ao lado esquerdo da praça Judith Prestes, no Centro de Parintins/AM, a vistoria técnica da Defesa Civil do Amazonas classificou o local como GRAU DE RISCO ALTO.

De acordo com a Defesa Civil, foram observadas rachaduras, trincas e fissuras na parte de cima da contenção de concreto armado, que podem ter sido causadas por diversos fatores, como sobrecargas, erros de projeto, variações de temperatura e retração do material.

“O surgimento das patologias encontradas na pista de rolamento da rua Caetano Prestes podem ter se originado de erros de projeto do pavimento, seleção, dosagem e produção de materiais utilizados na camada asfáltica, dosagem incorreta do teor de ligante asfáltico nas misturas asfálticas, inadequações construtivas do pavimento, inadequações nas alternativas de conservação e manutenção, espessuras menores que as previstas em projeto, falta de compactação apropriada das camadas que causam deformações e afundamentos excessivos ou rupturas localizadas, seleção incorreta de solo para reforços do subleito ou para misturas, seleção imprópria de agregados e de graduação para compor bases e sub-bases, ou ainda revestimentos asfálticos” diz um trecho do documento.

A vistoria foi realizada entre os dias 11 a 13 de fevereiro de 2025 e o documento é assinado pelo engenheiro civil Euler André Barbosa de Alencar.

Recomendações

O parecer técnico também faz recomendações à Prefeitura de Parintins sobre o assunto, entre elas, destacam-se:

•Conforme a Lei nº 14.750, de 2023, a Prefeitura Municipal, deve fiscalizar e exigir que os serviços relacionados a infraestrutura do município de Parintins sejam elaborados por profissionais qualificados e habilitados;

•Recomenda-se que a Prefeitura Municipal, contrate empresa especializada para realizar avaliação detalhada das condições do solo no trecho interditado da rua Caetano Prestes. A avaliação deve incluir estudo do solo como sondagem afim de determinar sua resistência, as camadas de terra presentes e a profundidade do lençol freático, a fim de possibilitar a melhor escolha de materiais a serem utilizados nas técnicas de estabilização de taludes, envolvendo soluções com contenções;

•Recomenda-se a Prefeitura Municipal, que contrate empresa especializada para realizar a pavimentação do trecho interditado na rua Caetano Prestes, garantindo atenção à escolha de materiais, preparação do terreno, nivelamentoe compactação do solo, garantindo que o terreno esteja estável e resistente parareceber a pavimentação, manutenção e drenagem da pista de rolamento do trecho interditado;

•Recomenda-se a Prefeitura Municipal, que contrate empresa especializada para demolir o muro de alvenaria abaixo da escadaria ao lado da rua Caetano Prestes por não possuir função estrutural para contenção e construa contenção adequada no local;

•Recomenda-se a Defesa Civil Municipal, que realize isolamento e interdição da área em que se encontra o muro de alvenaria abaixo da escadaria, por não possuir função estrutural para contenção e apresentar risco de desabamento.

"Diante das condições descritas neste parecer, infere-se que os elementos inspecionados, objetos deste parecer, bem como a pista de rolamento do trecho interditado da rua Caetano Prestes, o muro de alvenaria, a contenção de concreto armado da orla de Parintins apresentam grandes riscos à saúde e o bem-estar de todos os usuários, ficando assim classificado como GRAU DE RISCO ALTO", diz outro trecho do relatório.

Desde janeiro, o trecho citado vem apresentando sinais de rachaduras, isso 8 meses após o local ser reinaugurado. Segundo a própria prefeitura, ainda sob o comando de Bi Garcia (PSD), foram 2,9 milhões investidos na obra.

Leia o documento completo aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários