Os avanços do Prosai Parintins e a notoriedade de Marcellus Campêlo

O secretário da SEDURB e da UGPE falou também com exclusividade ao JORNALISMO PARINTINS sobre as especulações em torno do seu nome para 2026.

17/02/2025 às 10h40 Atualizada em 17/02/2025 às 11h41
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Secretário concedeu coletiva de imprensa mas falou com exclusividade ao JORNALISMO PARINTINS sobre política - Foto: JORNALISMO PARINTINS
Secretário concedeu coletiva de imprensa mas falou com exclusividade ao JORNALISMO PARINTINS sobre política - Foto: JORNALISMO PARINTINS

Na tarde desse domingo (16), o secretário Marcellus Campêlo, líder da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do governo de Wilson Lima (União Brasil), esteve em Parintins para cumprir agenda referente ao Programa de Saneamento Integrado (PROSAI).

Durante cerimônia no Mercado Municipal Leopoldo Neves, o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, assinou as licenças ambientais que autorizam a perfuração pelo Prosai de dois novos poços para abastecimento de água no município.

O documento que permite a execução de obras em uma subbacia localizada na área do Itaúna 2, foi recebido por Marcellus Campêlo.

“Serão trabalhadas quatro subbacias, com a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição de Água [CRDs]. Com isso, a capacidade de armazenamento de água em Parintins será multiplicada por mais de 10, e mesmo que falte energia por até seis horas, não haverá interrupção do fornecimento de água”, afirmou o secretário.

“O novo sistema de abastecimento de água é para 100% da área urbana da cidade, a parte de esgoto, que é ali para o entorno da Francesa, aqueles 5 bairros que é aproximadamente 25% da cidade”, completou.

Ainda segundo Marcellus, o projeto do PROSAI deve contemplar os 25% da cidade com uma moderna estação de coleta e tratamento de esgoto com 4 elevatórios.

Enfim, água potável na ilha

Campêlo disse também que o contrato de abastecimento de água já está com 30% de execução e a rede continua expandindo. O PROSAI deve resolver de uma vez por todas o problema da contaminação da água em Parintins, constatada desde 2005 por estudos científicos.

“Nós devemos lançar no fim deste mês os 3 pacotes das licitações para a urbanização da cidade, que envolvem macrodrenagem, microdrenagem, a parte de requalificação urbanística, canais a céu aberto, os parques, o novo mercado da Francesa, as unidades habitacionais e o reflorestamento”, destaca o líder da SEDURB e UGPE.

“A gente espera que em maio ou junho o governador assine as ordens de serviço, para que no verão a gente começar a acelerar a construção, e aí sim, 100% do PROSAI estará em andamento”, completa.

Parintins depois do Prosai

O líder da UGPE fala com o JORNALISMO PARINTINS - Foto: Equipe

Marcellus Campêlo comentou sobre as perspectivas para depois que 100% das obras estiverem concluídas. Para o secretário, Parintins ficará mais bonita do que já é.

“Assim como aconteceu com Prosai em Maués, nós vamos transformar a cidade de Parintins, o IDH vai subir, porque vai ter mais saneamento. A população sairá da área de risco, ali do Beco Submarino, daquela região de palafitas, pra unidades habitacionais”, ressalta Campêlo.

“Parques, praças, novo mercado, enfim, grandes áreas públicas para a população de Parintins, que vai com certeza absoluta, se tornar uma cidade mais bonita do que já é”, afirma o secretário sobre a requalificação urbanística no projeto do PROSAI.

As eleições de 2026 e as especulações

Com um trabalho notório à frente de duas secretarias, Marcellus Campêlo é um dos principais aliados do governador Wilson Lima e um nome que vem ganhando força nos bastidores da política amazonense, como um potencial candidato a algum cargo político nas eleições do ano que vem.

Questionado pelo jornalista Vinícius Bellchior sobre as especulações em torno do seu nome, Campêlo afirma que ainda não houve uma conversa a respeito de candidatura, mas disse que está sempre à disposição do governador.

“No âmbito político eu sou o segundo vice-presidente estadual do União Brasil e o governador é o presidente. Eu trabalho na parte política dando apoio ao partido, para desenvolver as suas atividades no estado”, diz.

“Dentro do governo eu sou secretário, sou engenheiro civil, sou técnico. Desde 2019 componho o governo de Wilson Lima, trabalhando para entregar obras e programas para a população do Amazonas, neste momento estou concentrado nisso”, afirma.

Marcellus destaca que 2025 será um ano de entregas do governador Wilson Lima. “Nós temos mais de 100 contratos rodando pelo estado do Amazonas, estou focado nessa parte. No campo político, ajudar o governador no União Brasil e no campo do governo, entregar obras”, explica.

“Meu nome está sempre à disposição do governador Wilson Lima, para as suas estratégias políticas e principalmente de governo, para entregar para a população”, finaliza o secretário.

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Campus Parintins. 

Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ENTREVISTA
Sobre o blog/coluna
A sua coluna de entrevistas temáticas.
Ver notícias
Parintins, AM
24°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 29°

25° Sensação
0.88km/h Vento
98% Umidade
100% (13.11mm) Chance de chuva
06h51 Nascer do sol
06h58 Pôr do sol
Qua 31° 22°
Qui 25° 21°
Sex 29° 21°
Sáb 28° 21°
Dom 30° 22°
Atualizado às 22h07
Publicidade