Uma das principais lideranças políticas do interior do Amazonas, o ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD) nunca escondeu o desejo dele de alçar voos maiores na política amazonense. Ele já governou Parintins por 16 anos, eleito e reeleito com facilidade nas últimas eleições. Garcia também já foi deputado estadual.
O ex-prefeito carrega consigo o desejo de compor uma chapa ao governo do Estado, seja como vice ou líder da composição. Bi pertence ao grupo político dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Omar já declarou que pretende disputar o cargo de governador em 2026 e Braga vem para reeleição ao Senado.
Com isso, há especulações de que Bi Garcia poderia ser o vice de Omar Aziz, porém, o que Bi tem a oferecer a Omar ele já tem de sobra - votos no interior do Estado. Sendo assim, comenta-se que o vice de Aziz será alguém com expressão na capital, Manaus, onde é a fragilidade do senador.
O prefeito David Almeida (Avante), apesar de estar no grupo de Omar e Braga, ainda é visto com desconfiança pelo grupo, porque o prefeito também não esconde o desejo de voltar a cadeira de governador. Caso venha candidato, Bi seria o vice perfeito para David, um com expressão no interior e o outro com expressão na capital.
Para Bi Garcia, restam outras opções em 2026, como a Assembleia Legislativa do Amazonas, Câmara ou Senado Federal. Outra ressalva feita nos bastidores da política amazonense, é a de que Bi Garcia não tem força eleitoral fora de Parintins, o que dificulta a chance dele ser eleito deputado federal ou senador, por exemplo.
Sendo assim, para conseguir realizar o sonho dele de ser governador em 2026, Bi teria que romper com o grupo de Omar. Porém, em entrevista a Rádio Mix nesta terça-feira (7), o ex-prefeito declarou que Omar Aziz é o seu candidato ao governo.
Num possível rompimento com os senadores, Bi Garcia (assim como os demais adversários) teria dificuldade em enfrentar o grupo politico forte no qual Omar está inserido, visto que o senador tem o domínio dos votos no interior do Amazonas, e o seu vice, com toda certeza, terá o domínio dos votos em Manaus.
Se Bi Garcia continuar com Omar Aziz, o caminho mais sensato para o ex-prefeito seria a disputa por uma vaga a deputado estadual, mas onde fica Mayra Dias? Mayra teve as contas da campanha de 2022 reprovadas pelo TRE-AM e seguiu reprovada no TSE, com risco de ficar inelegível. Com a mulher fora do jogo, Bi teria o caminho livre para voltar a Assembleia.
Agora, é aguardar o desenrolar das articulações políticas num jogo de gente grande onde a lealdade não é levada muito a sério e sonhos podem virar pesadelos.
Mín. 22° Máx. 32°