Nesta quarta-feira (1), os 13 vereadores eleitos e reeleitos para a Câmara Municipal de Parintins tomaram posse para o mandato (2025-2028). Para seguir o regimento interno, houve a votação para a mesa diretora que comandará a Casa Legislativa pelos próximos dois anos.
Vereador Cabo Linhares - Foto: Reprodução
Por unanimidade, Cabo Linhares (PL) e Márcia Baranda (União Brasil) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente. Linhares é da base do prefeito eleito Mateus Assayag (PSD) e Márcia compõe os 4 vereadores de oposição na Câmara, aliados do governador Wilson Lima (União Brasil).
O vereador Fernando Menezes (Republicanos) ficou como primeiro-secretário e o vereador Adson Príncipe (PL) ficou como o segundo.
Essa foi a terceira tentativa do Cabo Linhares de assumir o comando da Câmara. Dessa vez, ele enfrentava resistência da própria base do ex-prefeito Bi Garcia e agora do prefeito Mateus Assayag.
Os vereadores da situação queriam alguém mais confiável ao grupo político, como os vereadores Fábio Cardoso e Alex Garcia, que também tinham o apoio do deputado Saullo Vianna. Mesmo contrariados, votaram na chapa do Cabo.
Linhares é aliado do deputado estadual Cabo Maciel (PL), da base do governador Wilson Lima, adversário político do grupo de Bi Garcia.
De acordo com apurações do JORNALISMO PARINTINS, o acordo entre o Cabo e a oposição foi realizado no início da tarde desta quarta-feira (1).
Márcia Baranda é a única mulher no parlamento parintinense e foi reeleita com 1.268 votos. Cabo Linhares foi o vereador mais votado no pleito, ele somou 1.848 votos.
Mín. 22° Máx. 32°