Na noite deste sábado (14), em jantar de confraternização com prefeitos eleitos, reeleitos, deputados federais e estaduais, os senadores Eduardo Braga (MBD) e Omar Aziz (PSD) reuniram-se com a base de apoio para celebrar a aliança do grupo e as vitórias na última eleição municipal.
Esse é o primeiro encontro dos senadores com os políticos que foram eleitos/reeleitos. Apesar do clima de confraternização, o evento foi mais que isso - foi uma clara demonstração de força política.
Entre os principais nomes presentes, estava o prefeito de Manaus David Almeida (Avante); os deputados federais Átila Lins (PSD), Saullo Vianna (União Brasil), Sidney Leite (PSD); e o prefeito de Parintins Bi Garcia (PSD).
“O futuro governador”
O senador Omar Aziz, um dos nomes mais cotados para disputar o cargo majoritário na eleição de 2026, foi chamado pelos colegas de “futuro governador”, consolidando o nome de Aziz entre o grupo político presente.
O deputado federal Átila Lins - decano da bancada amazonense na Câmara Federal, e Anderson Sousa, atual prefeito de Rio Preto da Eva e presidente da Associação Amazonense de Municípios, foram um dos nomes que chancelaram o nome de Aziz para a próxima disputa política.
Atuação elogiada
Não faltaram elogios para Braga e Omar sobre a atuação deles na aprovação da Reforma Tributária no Senado Federal, que garante manutenção dos incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus. A proposta agora retorna à análise da Câmara dos Deputados.
“A Zona Franca está, portanto, consolidada, e cabe a nós (deputados federais) não deixar que a Câmara modifique o texto de Eduardo Braga”, discursou o deputado Átila.
O fator David Almeida
O clima de harmonia durante o jantar entre os senadores e o prefeito de Manaus, David Almeida, não deve durar muito tempo. Circula pelos bastidades da política amazonense que o prefeito também deseja disputar a eleição ao governo do estado, o que o colocaria como adversário de Omar Aziz. Sabendo disso, Átila Lins deu o recado.
“O senador (Omar Aziz) é o nosso candidatos ao governo, e que terá o apoio de todo o interior do Amazonas, e também da prefeitura de Manaus, com o David aqui se comprometendo”, alfinetou o deputado. Embora David estivesse ao lado dos senadores, o prefeito ficou calado, não deu sinais de comprometimento.
Apesar disso, David Almeida também rasgou elogios aos senadores Eduardo e Omar pelas suas atuações em defesa da Zona Franca de Manaus.
“Eles (senadores) nos representam de forma gigantesca no Senado Federal. Todos viram a atuação, o enfrentamento, a defesa pelo nosso modelo de desenvolvimento”, parabenizou o prefeito.
Num discurso de 7 minutos, Omar Aziz pediu apoio para à reeleição de Eduardo Braga, falou sobre a reforma tributária, agradeceu o apoio da base e afirmou que ele tem o apoio de “todo mundo” no interior do estado.
O discurso de Braga
Último a discursar, Eduardo Braga diz que o jantar marca o surgimento de um novo grupo político no Amazonas, além de falar sobre a Reforma Tributária, da qual foi relator.
“Todo mundo quando fala hoje em Zona Franca, fala pensando só na indústria. A indústria nesse momento está com 125 mil empregos diretos, 600 mil empregos diretos e indiretos. É graças a Zona Franca comercial que 350 mil pessoas estão empregadas diretamente na cidade de Manaus, e essas 350 mil, representam quase 1 milhão de pessoas que dependem da Zona Franca comercial de Manaus”, afirmou o senador.
“Se nós perdêssemos a Zona Franca, nós viraríamos porto de lenha novamente. Nossos filhos e nossos amigos estariam desempregados”, completou Braga.
Críticas ao governo de Wilson Lima
Para finalizar o seu discurso, Eduardo criticou duramente o governo de Wilson Lima (União Brasil), citando o caso deste sábado (14) do assalto ao Manauara Shopping.
“O Amazonas não pode continuar vendo o que nós vimos hoje, tiroteio em pleno Shopping Manauara. Ninguém está seguro nos bairros, ninguém está seguro no Shopping, ninguém está seguro em lugar nenhum, porque falta governo, falta governador, falta política pública, falta saúde pública, e chega disso!”, criticou o senador.
Braga disse ainda que não é candidato ao governo, mas tem responsabilidade, porque “quem lidera, tem que ter a coragem de falar a verdade”.
Eduardo Braga agradeceu a base de apoio pela presença no evento, estreitou laços com os novos políticos eleitos e consolidou a aliança com velhos aliados.
Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS
Mín. 22° Máx. 32°