Disputa pela presidência da Câmara de Parintins tem ameaça de racha e “pernada” na base de Bi Garcia

O desafio do atual prefeito está sendo unir a base aliada para a escolha do próximo presidente da Casa Legislativa parintinense. Saiba o que está em jogo:

13/12/2024 às 18h44 Atualizada em 13/12/2024 às 19h03
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Fachada da Câmara de Parintins - Foto: Simone Brandão
Fachada da Câmara de Parintins - Foto: Simone Brandão

Passada a eleição municipal em Parintins, as articulações políticas se voltaram para a escolha do próximo presidente da Câmara Municipal. Com o fim do mandato do prefeito Bi Garcia (PSD), a sua base aliada se movimenta para definir quem vai comandar a Casa Legislativa parintinense pelos próximos dois anos, na gestão do prefeito eleito Mateus Assayag, sucessor político de Bi Garcia.

Dos 13 vereadores eleitos e reeleitos, 9 pertencem a base de Bi/Mateus, e apenas 4 são da oposição, liderada pelo governador Wilson Lima (União Brasil), base essa que por enquanto não está se envolvendo na disputa.

Cabo Linhares, Alex Garcia e Fábio Cardoso são os principais nomes que estão na disputa ao comando da Câmara. Todos da base de Bi/Mateus. Alex Garcia é o atual presidente da Casa, porém, a sua reeleição é ameaçada pelo escândalo da denúncia de assédio sexual vindo de uma ex-funcionária.

Durante a última campanha, Alex trabalhou para que fosse o vereador mais votado no pleito, o que não aconteceu. Ele foi o sétimo mais votado, o suficiente para conseguir sua reeleição como vereador. O principal apoio de Alex Garcia vem do deputado federal Saullo Vianna, que também dará as cartas no governo de Mateus Assayag.

Cabo Linhares foi o vereador mais votado da eleição, ele conseguiu se reeleger com 1.848 votos, bagagem para se impor e almejar a presidência da Câmara. Não é a primeira vez que Linhares tenta a presidência, é a terceira. Se não conseguir dessa vez pela “pernada” dos próprios aliados, o parlamentar já poderá pedir música no Fantástico.

Fábio Cardoso é um dos vereadores estreantes na Câmara em 2025. Ele é ex-presidente do Boi-Bumbá Garantido. Fábio tem o apoio de Bi Garcia nessa disputa. Segundo fontes ouvidas por este site, Bi não quer Linhares no comando da Câmara pela proximidade dele com o deputado estadual Cabo Maciel, principal aliado de Wilson Lima, seu adversário.

Sendo assim, Fábio Cardoso e Alex Garcia devem formar uma chapa, o primeiro apoiado por Bi e o segundo por Saullo Vianna. Porém, Mateus Assayag prefere Cabo Linhares, mas por enquanto ele não tem muito cacife para mandar no próprio governo.

Outro ponto importante a ser destacado são os 4 votos da oposição, porque se houver mais de uma chapa na disputa, a vencedora precisará desse apoio. Indo na contramão do que foi dito pelo prefeito Bi, de que ele não precisaria da oposição para fazer a próxima gestão da Câmara. Ele só não vai precisar se não houver eleição, o que até então, é uma possiblidade distante.

Em resumo, a base de Bi/Mateus não quer ficar de fora do banquete nos próximos anos, as promessas foram muitas e agora elas estão sendo cobradas. No outro lado, Bi quer alguém em que possa confiar na presidência da Câmara, porque a eleição de 2026 está próxima e os apoios políticos precisam estar bem “amarrados”.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos da novela “Ou Vai ou Racha”.

Até mais!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários