Christiane Pereira Rodrigues, 40 anos, natural de Tucuruí, estado do Pará, foi eleita no último dia 28 de abril, a primeira mulher ao cargo de diretora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM – Campus Parintins) pelos próximos quatro anos. A posse está marcada para o final deste mês de maio.
Em entrevista exclusiva ao JORNALISMO PARINTINS, a nova diretora comenta sobre metas da sua gestão, carreira profissional e a força da mulher na sociedade.
Christiane possui Graduação em Artes pela Universidade do Estado do Pará (2003). É Pós-graduada em Artes na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado em Educação com ênfase em Investigação educativa pela Universidade Católica de Assunção. Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. É também Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Meio Ambiente na Amazônia (GEMAA). É Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), com projeto intitulado "Promovendo a Segurança Alimentar em uma comunidade Indígena no Interior de Parintins.
Confira a entrevista:
Jornalismo Parintins - Agradecemos primeiramente pela disponibilidade em nos conceder esta entrevista, diretora. Nossa primeira pergunta é: por que ser diretora do IFAM Parintins?
Christiane Rodrigues - A educação é um ato de amor por isso, é um ato de coragem (Paulo Freire).
Eu acredito, que a educação é um instrumento de transformação do indivíduo. Ser diretora sempre foi um sonho, o que sou hoje, foi através da educação que recebi, de meus pais, e principalmente, das escolas que passei.
Quero poder buscar o melhor para o IFAM - Parintins, e assim poder criar mais oportunidades para uma educação que possa formar cidadãos comprometidos com a educação, ciência e tecnologia na Amazônia.
Jornalismo Parintins: Sendo mulher, você sentiu algum tipo de desmerecimento ou algo relacionado em sua campanha a direção do IFAM?
Christiane Rodrigues - Não recebi, ao contrário, tive muito apoio da comunidade. Graças a Deus, nosso campus foi muito receptivo com minha campanha. O fato de eu ser mulher não gerou nenhum tipo de problema.
Jornalismo Parintins - E quais serão as pautas prioritárias de sua gestão?
Christiane Rodrigues - Será pautada em Ensino, Gestão e Futuro.
ENSINO:
- Criar um preparatório para o vestibular
- Otimizar a escolha e atuação do professor conselheiro
- Fortalecer as atividades extracurriculares e projetos de ensino (clubes do xadrez, matemática, educação física, música, física, química, entre outros)
- Fortalecer o SETEP
- Aperfeiçoar a política de assistência estudantil
- Criar o projeto para redução da reprovação
- Ampliar o acesso a materiais didáticos
- Fortalecer os núcleos de estudo
- Promover atividades extracurriculares
- Melhorar o acesso para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida nas atividades educacionais;
GESTÃO:
- Ativar o Conselho Educacional (Consultivo)
- Incentivar as eleições para a escolha de coordenadores de curso
- Apoiar a luta das 30 horas aos técnicos
- Incentivar encontros nacionais e internacionais para participação de feiras, trabalhos de extensão, pesquisa, e competições esportivas
- Ampliar o acesso a bolsas de pesquisa e extensão
- Fortalecer o grêmio
- Aumentar a representatividade e participação estudantil e de servidores em decisões de projetos institucionais
- Promover políticas para as mulheres visando a igualdade de gênero
- Fortalecer os grupos de pesquisa do campus
- Ampliar a transparência orçamentária institucional
- Estender a integração com a comunidade local
- Ampliar o acesso a indígenas e quilombolas nos cursos do IFAM
- Criação de bolsas que incentivam o esporte, a matemática, o xadrez, a arte, educação física, música, física, química, (dentre outros)
FUTURO:
- Criação do programa IFAM pelas águas
- Conclusão do refeitório
- Universalização da alimentação para os alunos
- Criação de um programa para capacitação dos servidores
- Criação de um programa para melhorar a qualidade de vida do servidor, aluno e terceirizado
- Criação de uma política socioambiental institucional
- Ativação do centro de idiomas
- Ampliar as visitas técnicas
- Otimização dos laboratórios infraestrutura
Jornalismo Parintins - Você venceu o atual diretor do IFAM, Cleber Brito, com 1,34% de diferença no resultado geral, você com 38,26% dos votos contra 36,92% de Cleber.
Você venceu nos votos dos professores e alunos, 31×22 e 282×84, respectivamente. Kleber Brito venceu apenas nos votos dos técnicos, 23×12. A que você relaciona a sua vitória?
Christiane Rodrigues - Ouvimos a comunidade antes de lançarmos as propostas. Muitas conversas, para compreender o que realmente seria prioridade para servidores e alunos. O ouvir, o se importar pelo outro, foi essencial para o sucesso de nossa campanha. E é claro, um grande profissional que cuidou de minha imagem digital nas redes sociais, Kenned Brandão, design digital. A imagem digital, é essencial hoje para promover seu espaço de uma forma mais ampla. E toda a minha equipe de campanha, que foi muito parceira e atuante, foi formada por professores, alunos e técnicos do IFAM.
Não fazemos nada sozinhos, precisamos para qualquer sucesso na vida, um suporte, apoio e muita parceria. Graças a Deus, eu tive esse suporte incondicional durante minha caminhada eleitoral.
Jornalismo Parintins - Perfil e formação acadêmica. Comente um pouco mais sobre esses tópicos com a gente.
Christiane Rodrigues - Meu perfil acadêmico sempre foi pautado em buscar experiências com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Busquei envolver de forma intensa alunos e servidores em projetos com diferentes temáticas.
Jornalismo Parintins - "Lugar de mulher é onde ela quiser". Você costuma usar essa frase em entrevistas que a senhora concede a veículos de comunicação. Hoje, pioneira na direção do IFAM Parintins, no alto do seu poder feminino, o que você diria a todas as mulheres parintinenses?
Christiane Rodrigues - Tudo que nós mulheres temos hoje, como direito a educação, direito ao voto, o direito de trabalhar, tudo foi conquistado. Nossos direitos enquanto mulheres, a maioria foi conquista. Somos fortes, guerreiras e muito lutadoras. O que eu diria a todas as mulheres parintinenses, é que nunca desistam dos seus sonhos, pois somos capazes de qualquer coisa, e o nosso lugar, é onde nós quisermos.
Jornalismo Parintins - Com mais de 15 anos de experiência no ensino superior, o que você acredita que mais a senhora traz de melhor em sua bagagem para a direção do IFAM Parintins?
Christiane Rodrigues - A compreensão em perceber, que uma gestão se faz através de um coletivo, não é o que eu acho, mas ter a compreensão que precisamos do envolvimento de toda comunidade acadêmica para realmente atendermos demandas coerentes para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão em nossa instituição.
Jornalismo Parintins - Graduada em Artes, Mestra em Educação e Doutora em Ciências Ambientais, o que você diria para a Christiane que ainda apenas sonhava com esses títulos lá atrás?
Christiane Rodrigues - Que nossos sonhos são possíveis, porém não basta apenas sonhar, mais buscar metas, conhecimento, e uma formação sólida para contribuir a efetivação de seus sonhos.
Jornalismo Parintins - Ao final de seu mandato no IFAM Parintins, você gostaria que ele fosse reconhecido pelo o quê?
Christiane Rodrigues - Por uma gestora humana, dedicada e que trabalhou incessantemente, para conquistar melhores metas para o ensino, pesquisa e extensão no IFAM Parintins.
Por: Vinícius Bellchior Bruce e Ana Cristina Ferreira Machado – ambos graduados em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins
Ana Cristina Machado - Equipe Jornalismo Parintins
Siga o Jornalismo Parintins nas redes sociais:
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Nosso WhatsApp: 92994334226
Mín. 23° Máx. 33°