O reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Sylvio Puga, esteve presente em Parintins nesta sexta-feira (29) para dar posse a gestão eleita do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM) para o quadriênio 2024-2028.
A instituição fica novamente sob o comando da professora Sandra Helena da Silva, que tem agora como coordenadora acadêmica a professora Fernanda Priscila Alves da Silva e coordenadora administrativa, a servidora Juliane Pinheiro Fragata.
Ao JORNALISMO PARINTINS, Sylvio Puga disse que é um momento de ressignificação da UFAM em Parintins, com novas pautas e novas propostas, para uma maior interação com a comunidade acadêmica.
Ao falar sobre o orçamento para a UFAM ano que vem, o professor afirma que ele já foi apresentado ao Congresso Nacional, e se não houver alterações, o crescimento nominal será de 4%.
“Esse crescimento vai permitir que nós possamos no campo de investimento de custeio, ampliar a nossa atividade, como na manutenção de prédios, reparos etc”, explica o reitor.
Legados
Com o fim do mandato ano que vem, Sylvio Puga fez um resumo do seu legado à universidade, resultado dos 8 anos de sua gestão.
“Primeiro é o enfrentamento da questão do assédio, criei a comissão de enfrentamento em 2017, agora temos uma legislação específica do governo federal sobre isso. Então há 7 anos nós nos antecipamos com uma comissão ao enfrentamento ao assédio moral”, destaca.
Outro legado destacado é a criação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que tornou os processos da UFAM eletrônicos e deixou o formato de papel.
“Então um processo gerado aqui em Parintins às 8h da manhã, por exemplo, ele é possível ser finalizado ainda hoje às 18h com a assinatura do reitor em Manaus. É um processo que ajudou muito na consciência ecológica na instituição, nós eliminamos o papel”, afirma.
Nesse último mandato, o reitor cita como legado a finalização do processo estatuinte junto com as entidades como a ADUA (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas) e SINTESAM (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas). “O novo estatuto é a nossa carta magna que já está no MEC para a avaliação final”, comenta.
Recentemente, o professor afirma que foi criada a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), onde ela passa a fazer toda a articulação dos temas estudantis, como os auxílios, bolsas, restaurante universitário, moradia etc.
Sobre a eleição que vai definir a próxima reitoria da universidade, Sylvio Puga diz que o processo começa a deslanchar no dia 4 de dezembro, quando o conselho universitário formar a comissão eleitoral. “A partir daí nós vamos ter mais clareza de todo esse processo”, completa.
Mín. 23° Máx. 33°