Pré-candidatos à reitoria da UFAM falam sobre propostas

Professores Allan Rodrigues e Carlos Victor Lamarão conversaram com o JORNALISMO PARINTINS nesta sexta-feira (22).

22/11/2024 às 17h58 Atualizada em 22/11/2024 às 19h38
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Allan Rodrigues e Victor Lamarão, respectivamente - Foto: Divulgação
Allan Rodrigues e Victor Lamarão, respectivamente - Foto: Divulgação

Com o discurso forte focado na valorização das unidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) principalmente no interior do estado, os professores doutores Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues e Carlos Victor Lamarão, pré-candidatos a reitoria e vice da universidade, respectivamente, estão em Parintins dialogando com a comunidade acadêmica no município.

Allan Rodrigues é o atual diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), ele possui mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. É jornalista, escritor, líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM), coordenador do projeto Portal da Ciência de Popularização do Conhecimento Científico, coordenador do projeto Amazônia de Perfil e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM.

Carlos Victor Lamarão Pereira é o atual diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), ele possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Ele trabalha na área de ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, além de atuar em projetos com segurança alimentar/segurança de alimentos, bioeconomia e inovação tecnológica. Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal do Amazonas.

Ao JORNALISMO PARINTINS, Allan Rodrigues afirma que uma das principais propostas de pré-campanha é resgatar o protagonismo da UFAM na região Norte e no restante do Brasil, dando condições de trabalhos necessárias para os professores, servidores administrativos e consequentemente, boas condições de ensino-aprendizagem para os estudantes.

Evasão acadêmica

Para o professor Allan, é necessário trabalhar para reverter a alta taxa de evasão nos cursos de graduação da universidade, pois segundo ele, a universidade chega a fazer diversas chamadas para preenchimento de vagas nos cursos.

“Para isso, nós precisamos oferecer melhores laboratórios, melhores salas de aula, manutenção predial em dia, precisa manter as salas climatizadas e com leitor multimídia, bebedouros funcionando, segurança para os estudantes e para quem trabalha em nossos campus. Precisamos ter um projeto de modernização da UFAM em Manaus e nos campi do interior”, diz.

Allan considera ser fundamental enfrentar os problemas reais da universidade, como desburocratizar os auxílios, porque de acordo com ele, há uma burocracia enorme para que os estudantes consigam ser selecionados.

Propostas para o campus de Parintins

Para o curso de Educação Física, o professor propõe a construção de um complexo esportivo, para que toda a comunidade acadêmica também possa usufruir do espaço. Em Zootecnia, Allan propõe a criação de uma fazenda experimental. Além de finalizar a obra do bloco 4 que se encontra parada. Ressaltando as qualidades artísticas de Parintins, o professor deseja que o curso de Artes Visuais funcione com qualidade, como com a construção de laboratórios que fortaleçam o curso.

“Entendemos que a universidade vai crescer principalmente para o interior, então a nossa gestão vai ter um olhar e, principalmente, um fazer diferenciado para o interior, para que nós possamos cumprir o compromisso que assumimos há 20 anos com a comunidade amazônica, que é fazer ensino superior público, gratuito e de qualidade”, destaca.

Ao falar sobre o orçamento da universidade, Allan Rodrigues diz ser necessário trabalhar com o que tem com mais eficiência, além de buscar novos recursos, para que ao fim da sua gestão a sensação seja a de ter deixado a universidade melhor do que ele encontrou.

Diálogo com a comunidade acadêmica

Uma das marcas da pré-campanha de Allan e Victor, é o diálogo com a academia. Questionado sobre as principais reclamações dos acadêmicos em Parintins, o professor responde que o momento é de ouvir a comunidade sobre o que deve ser prioridade em uma nova gestão na universidade.

“As principais reclamações são; o isolamento, o sentimento de desconexão com a sede em Manaus, o tratamento subalternizado - como se o interior fosse menos do que a capital; a falta de infraestrutura para os cursos funcionarem; o problema das remoções que sobrecarregam aqueles que ficam”, sintetiza o professor.

“Deve-se resgatar o orgulho de ser parte da UFAM, seja como professor, TAE ou aluno, visto que a  UFAM foi a primeira universidade brasileira e, consequentemente, a primeira do Amazonas, tornando-a a mais antiga”, completa.

O professor afirma que as suas principais propostas de campanha são resultados desse diálogo com a comunidade acadêmica. “São propostas que nós escutamos e construímos junto com a comunidade, aqui em Parintins é a terceira vez que estamos vindo. Já fizemos várias rodadas de conversa”, destaca.

Sobre a relação com o atual reitor da UFAM, Sylvio Puga, o professor Allan Rodrigues diz ser oposição à gestão dele no sentido de acreditar em um outro projeto de universidade, porém, ele mantém uma boa relação institucional com o reitor.

Até o momento, cerca de 4 chapas compõe a corrida pré-eleitoral rumo à reitoria da UFAM. A atual vice-reitora da universidade, a professora Therezinha Fraxe, deve vir como candidata, com o apoio do reitor Sylvio Puga.

Oficialmente, a eleição deve acontecer em março de 2025. As três chapas mais votadas são encaminhadas em lista tríplice para a escolha do presidente da República, Lula da Silva (PT).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ENTREVISTA
Sobre o blog/coluna
A sua coluna de entrevistas temáticas.
Ver notícias
Parintins, AM
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 33°

27° Sensação
1.13km/h Vento
75% Umidade
100% (12.04mm) Chance de chuva
06h31 Nascer do sol
06h47 Pôr do sol
Seg 33° 22°
Ter 36° 22°
Qua 36° 23°
Qui 35° 22°
Sex 31° 22°
Atualizado às 20h06
Publicidade