Operação Ibirá III: Ibama, Funai e Batalhão Ambiental fiscalizam desmatamento ilegal no interior do AM

O nome é inspirado no idioma Tupi-Guarani e significa “a floresta que ressurge”.

15/11/2024 às 07h00 Atualizada em 15/11/2024 às 07h04
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Ibama
Foto: Divulgação/Ibama

No último mês, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em operação conjunta com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Batalhão Ambiental, esteve no interior do Amazonas fiscalizando alvos de desmatamento ilegal e outras infrações ambientais.

De acordo com o Ibama, as equipes percorram as regiões de Autazes e Itacoatiara averiguando alertas de desmatamento e investigando sobre sua autoria. Com auxílio da FUNAI, a equipe pôde focar também nos desmatamentos e demais denúncias de infrações ambientais que ocorrem dentro da Terra Indígena Rio Urubu, onde foram identificados diversos conflitos envolvendo lideranças, indígenas e a gestão do território.

Ainda segundo o Ibama, ao final da operação, as equipes conseguiram identificar a maioria dos responsáveis pelos desmatamentos, conseguindo diagnosticar os problemas ambientais e marcar presença em regiões antes desassistidas.

Ao todo somaram-se:

09 Autos de Infração;

02 Notificações;

10 Embargos;

R$ 764.880,00 aplicados em multa;

182,36 hectares embargados.

"Mais uma ação visando a diminuição do Desmatamento na região metropolitana de Manaus. Como forma de nos antecipamos contra o fogo e fumaça que atinge Manaus no verão”, comentou o superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

O nome da Operação Ibirá é inspirado no idioma Tupi-Guarani e significa "a floresta que ressurge" como referência aos cuidados que se deve tomar contra os incêndios e desmatamentos dos últimos anos.

*Com informações do IBAMA/AM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários