O centro aquático Yara Wató marcou presença na etapa de natação da 39° edição dos Jogos Escolares de Parintins (JEP), que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 06/11. Na ocasião, os alunos treinados na instituição representaram as respectivas escolas em que estão matriculados, Colégio Nsra. Do Carmo, Colégio Batista de Parintins, Charles Garcia, Escola Estadual João Bosco, Aderson de Menezes, Álvaro Maia e Ryota Oyama, e foram destaques em todas as modalidades, incluindo prova de longa distância, como 200 metros livres, nado de peito, borboleta e nado de costas. Ao todo, 18 alunos participaram da disputa, resultado de anos de treinamento.
Henrique Calderaro, 16, participa pela quarta vez nos jogos e exalta o papel da Escola de Natação Yara Wató no seu desempenho durante a competição. "Só tenho a agradecer a treinadora Raaby que atuou como uma segunda mãe, e sempre torceu pela gente aqui e lá em Manaus também. Essa medalha não é só minha. Ela representa todos os alunos da instituição. Nós somos uma família. Se eu ganhei medalha todo mundo ganhou", enfatizou Henrique.
Mãe de atleta, Cristiana Santos destaca a promoção do desporto como incentivo para os jovens a participarem de competições. "Eu avalio positivamente a participação do meu filho nos jogos, mas não só o desempenho dele, que levou ouro, todos os alunos da escola estão de parabéns. E também serve como incentivo ao esporte como um todo, todas as modalidades do esporte devem ser incentivadas, assim como nós, pais, damos o apoio é importante que as escolas as instituições dêem esse incentivo aos jovens de Parintins", exclamou Cristiana.
O legado da Escola Yara Wató foi deixado pelo professor Jamil Medeiros, que esteve à frente da instituição por mais de dez anos, e hoje é coordenada pela professora Albia Moutinho, que destaca seu primeiro ano à frente da instituição.
"Como meu primeiro ano treinando os alunos me sinto muito realizada pelo desempenho deles na competição, porque é resultado de muito trabalho durante a preparação desses alunos. Eu, juntamente com minha parceira, treinadora Raaby Cativo, mesmo diante de muitas adversidades que enfrentamos: não temos espaço adequado para a modalidade de natação, a gente sempre procurou adaptar pra que os nossos alunos tivessem um bom desempenho. Então, eu só tenho a agradecer aos pais, a escola e aos professores de educação física pelo apoio e incentivo", declarou a professora.
Raaby Cativo é treinadora na Escola Yara Wató há dez anos, ela evidencia as deficiências enfrentadas durante os anos de treinamento para chegar até a final dos jogos, e frisa a importância do desporto em Parintins. "Somos muitos limitados, pois treinamos em uma piscina de 20 metros, para um competição de 100 metros, por exemplo. Mas estou muito feliz pela participação dos alunos. A dedicação deles soma muito com a nossa vontade de vê-los evoluir. Estamos sempre incentivando para que todos possam participar do desporto em Parintins, porque é muito importante para a formação de todas a crianças e adolescentes", enfatizou Raaby.
Por: Iandro Costa/Jornalista formado pela UFAM - Parintins.
Mín. 23° Máx. 33°