Moradores do bairro Independência, localizado na comunidade de Vila Amazônia, zona rural de Parintins, protestaram neste fim de semana contra a falta de água, que segundo os comunitários, já dura meses.
De acordo com relatos publicados em um vídeo na internet, o prefeito Bi Garcia (PSD) autorizou parte da obra da caixa d'água que iria gerar o abastecimento e o fornecimento de água para todo o bairro.
“Mas infelizmente, o desserviço das obras de asfaltamento da estrada principal do distrito, que ocorreram próximo ao bairro, no trabalho de drenagem e troca de tubulações, causaram interferência e o rompimento do fornecimento de água em todo o bairro, causando transtornos diários aos moradores que passaram dias sem água em suas torneiras”, afirmam os moradores.
No vídeo divulgado, a presidente interina da comunidade diz que o bairro está tomado por mato, diferente do que é propagado pela atual gestão municipal. “Eu quero saber que amor, prefeito, que o senhor diz tanto que sente pelo nosso povo, porque o povo tá perecendo, as pessoas estão sem água”, criticou.
O prefeito foi convocado
A presidente fez ainda um convite ao atual prefeito para visitar o bairro e conhecer a realidade do local de perto. “Mas não é para o senhor mandar os seus baba ovo, não. Para o senhor ver a necessidade que nós estamos passando. E não é fake news, não, é verdade!", protestou a moradora.
Uma outra moradora que aparece no vídeo também critica a promessa não cumprida de água na comunidade. “O senhor (prefeito) veio aqui no nosso bairro dizer que ia ter água no jirau, e nós não temos água nem sequer para lavar o principal. Nós estamos precisando de água”, reivindicou.
Protesto na Vila Amazônia
Na área urbana da comunidade, o alvo da manifestação é o asfaltamento que segundo os moradores, está sendo feito de “qualquer jeito”. Os comunitários apreenderam nesta segunda-feira (21) uma máquina que está realizando a obra e afirmaram que ela só será liberada com a presença do prefeito.
“Ela (a máquina) só vai ser liberada com a presença do prefeito aqui conosco, para conversar com cada morador daqui que vão ser lesados por essa drenagem muito mal feita. Ele (o prefeito) diz que 70% da obra está concluída a mil e uma maravilha, vamos confirmar com ele quando ele vier aqui conosco”, explicou um manifestante.
Versões diferentes
Na manhã de hoje (21), a prefeitura divulgou a informação de que o asfaltamento da Vila já beneficiou cerca de 31 ruas, das 34 que estão no projeto da emenda parlamentar do deputado federal Silas Câmara. Porém, os moradores desmentem a informação.
“É mentira. Se vierem aqui para fiscalizar irão ver que não tem nem 20 ruas asfaltadas”, pontuou um morador.
Uma outra moradora afirma que os próprios funcionários da empresa que realiza o asfaltamento informaram que as obras já foram concluídas e as máquinas devem retornar a Parintins, faltando apenas o meio-fio.
“Nossa principal reivindicação é que as principais ruas não estão no projeto de asfaltamento. Então só vamos devolver a máquina quando o prefeito vir e aqui e ter um diálogo com a gente”, explicou.
O assunto também foi exposto na tribuna da Câmara Municipal nesta segunda por meio do discurso do vereador Flávio Farias (União Brasil). O parlamentar afirmou que irá protocolar um requerimento solicitando informações da prefeitura sobre quais ruas serão realmente asfaltadas e em qual etapa está a obra.
Assista ao vídeo completo da manifestação no bairro independência clicando aqui.
Mín. 23° Máx. 33°