Brena Dianná, candidata a prefeita de Parintins pela coligação União por Parintins (União Brasil, PP, PRD, DC, Agir, Mobiliza, PSB) participou de uma entrevista na Rádio Alvorada para o quadro "Conheça o Candidato", na manhã desta quarta-feira (02/09). A candidata do 44 da esperança discorreu com firmeza sobre os principais temas que afligem os parintinenses e suas propostas para resolver problemas que se arrastam há vários anos, prejudicando a população.
O primeiro tema abordado foi a segurança pública. A candidata propôs intensificar a parceria com o governo do estado a fim de eliminar os gargalos como a troca de viaturas velhas por novas, a instalação de uma central de monitoramento por câmeras e reforço da guarda municipal para auxiliar os policiais no combate à criminalidade.
"É importante destacar que a segurança pública é uma responsabilidade do governo do estado, mas isso não exime a participação do município. Iremos contratar mais guardas municipais para fortalecer a segurança pública junto aos policiais militares. Com a chegada de mais pessoas no Festival, a gente precisa que esses guardas, que esses policiais, estejam em todas as áreas do município, haja vista que muitas pessoas alugam casas não só no centro, mas nos demais bairros. Em nosso governo (dela e de Massilon Cursino, candidato a vice-prefeito), vamos reforçar a estrutura com a aquisição de mais viaturas. Muitas vezes, o policial e o guarda municipal não conseguem agir no momento certo porque não dispõem do material”, explicou Brena.
Assistência Social
A candidata da renovação defendeu a descentralização dos serviços de assistência social no município de Parintins. Brena ressaltou a implementação de Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS) em comunidades rurais, como forma de proporcionar o suporte para as famílias em situação de vulnerabilidade nessas regiões.
"Nós temos esse objetivo, enquanto prefeita de Parintins, de trabalhar os Centros de Referências de Assistência Social, mas também os Centros de Referências Especializados de Assistência Social, e expandir esse serviço para as comunidades rurais, consideradas cidades polo. Nós vamos levar para a cidade do Mocambo, a cidade do Caburi, Gleba de Vila Amazônia, Santo Antônio do Tracajá, Terra Preta do Mamuru, Zé Açu, Vila da Valéria e em todas as demais pequenas comunidades que estão ao entorno dessas cidades polos. Dentro desses centros, a gente pode trabalhar a distribuição de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade, mas também projetos sociais, como o Leite Pro Meu Filho, para aquelas mães que não podem amamentar seus filhos", declarou a candidata.
Saúde
Brena Dianná inovou ao propor a implementação de aplicativos para que os moradores possam agendar consultas e adquirir os remédios prescritos em receitas.
"Iremos trabalhar para que a saúde em Parintins seja referência em todo o Brasil. A gente vai garantir que todos os profissionais estejam dentro das Unidades Básicas Saúde. Nós vamos trabalhar na criação de um aplicativo. A população saberá onde tem UBS com o profissional que precisa, poderá agendar a consulta, obter o medicamento prescrito e marcar seu exame sem ter que enfrentar fila", garantiu a candidata da esperança
Educação
O Plano de Governo dos candidatos da coligação União por Parintins foi construído por centenas de mãos de parintinenses e de técnicos, tornando-se o mais amplo e inclusivo documento já formatado. A educação recebeu atenção diferenciada com uma série de ações a serem executadas ao longo dos próximos quatro anos como reforma e construção de novas escolas, criação de centro de tecnologia e robótica e investimento na capitação dos profissionais.
Brena Dianná enfatizou que irá priorizar a concessão dos direitos aos profissionais da educação como o reajuste salarial na data-base. "A gente tem o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) que está defasado. No nosso governo, vamos chamar todos os profissionais da educação, sem exceção. Juntamente com os conselhos municipais das classes, iremos atualizar o PCCR a fim de melhorar o salário dos professores. Vamos investir, de fato, na educação", salientou a candidata.
Concurso Público
Uma das bandeiras defendidas pela candidata da renovação, Brena Dianná, é a realização do concurso público em Parintins para dar oportunidade aos que se formam nas universidades de conquistar um cargo público por seus próprios méritos e não por “apadrinhamento político”.
"Independência financeira é o que o parintinense pede. E o concurso público há muito tempo não é realizado em Parintins. A população espera há mais de 18 anos a realização do concurso público. A nossa vontade é realizar ainda em 2025. Outros municípios já realizaram concurso e aqui não. Muitas mães e pais de família saem de Parintins para ir fazer concurso público em outras cidades e isso é triste para a gente. Aqui falta esse compromisso com o parintinense”, declarou a candidata do 44.
Brena também apresentou outras formas com as quais planeja dinamizar a economia local. “Outra forma de gerar emprego para a população é por meio do Banco do Povo, que é uma carta de crédito para aqueles que querem abrir seu próprio negócio ou ampliar. Nosso plano de governo também prospecta a criação de uma indústria voltada para o artesanato e outra voltada para o setor primário, para que o parintinense não fique dependendo de um favorecimento político”, finalizou.
*Com informações da assessoria
Mín. 24° Máx. 42°