Divulgada nesse domingo (8) pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Parintins, a nota intitulada “Vidas Parintinenses Importam” sai em defesa dos recentes estudos científicos que constataram a contaminação da água destinada ao consumo humano no município.
Sem citar nomes, a nota seria uma crítica as recentes declarações em propaganda eleitoral do candidato a prefeito, Mateus Assayag (PSD), em que ele intitula de “fake news” a questão da contaminação da água na cidade.
“O negacionismo científico é uma ameaça grave que pode ter consequências devastadoras a curto e longo prazo. Ao promover a desinformação, ele dificulta a adoção de medidas preventivas essenciais em situações de crise, como pandemias ou desastres ambientais. Esse comportamento não apenas aumenta o risco de mortes evitáveis e sobrecarrega o sistema de saúde, mas também causa confusão social e atrasa o desenvolvimento econômico e científico”, diz um trecho da nota.
O documento encerra afirmando que tratar a questão da água contaminada com negacionismo científico, é “repugnante tanto quanto criminoso”.
Mín. 24° Máx. 42°