Lotado na Prefeitura de Parintins há 1 ano e 7 meses, funcionário nega contratação

Euler Santos Lemos, mais conhecido como “Jappah”, dono da página “Boletim Parintins”, afirma que nunca trabalhou na função de assessor administrativo na prefeitura.

04/09/2024 às 15h21 Atualizada em 04/09/2024 às 16h06
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Imagem: Portal da Transparência de Parintins
Imagem: Portal da Transparência de Parintins

Lotado desde fevereiro de 2023 na Secretarial Municipal de Cultura de Parintins, segundo informações do Portal da Transparência, o servidor Euler Santos Lemos, mais conhecido como “Jappah”, administrador da página “Boletim Parintins”, afirma que nunca trabalhou na função de assessor administrativo I, com remuneração de R$ 1.430 mensal.

Imagem: Folha de pagamento do mês de fevereiro de 2023

Na segunda-feira (02/08), um produtor do JORNALISMO PARINTINS foi até a secretaria de Cultura para que pudesse falar com Euler Lemos, mas ao perguntar da atendente se o servidor trabalhava lá, a funcionária não soube responder num primeiro momento, mas depois afirmou que Euler é lotado lá, mas em outro setor que não é na sede da secretaria.

Nesta quarta-feira (04/08), nossa equipe foi novamente a secretaria de Cultura para tentar falar com Euler Lemos, mas ao perguntar da secretária se Euler Lemos trabalhava lá, ela disse que não.

Ao verificar se realmente o servidor estava na secretaria, a funcionária encaminhou a equipe do site para o secretário responsável pela pasta da Cultura, Ray Santos. Após alguns minutos, o secretário recebeu a equipe e ouviu os indícios que originou a investigação.

Ray Santos afirmou que possui vários funcionários na secretaria, e que não lembraria quem é Euler Santos Lemos. Ao dizer que Euler é conhecido como “Jappah”, do “Boletim Parintins”, a equipe ouviu como resposta de Ray e da subsecretária, Carla Garcia, que o Euler procurado pela equipe não era o mesmo lotado na secretaria.

Porém, após investigações da equipe jornalística, foi constatado que Euler Santos Lemos, é realmente o “Jappah”, fato que pode ser comprovado em matérias na internet. Após isso, voltamos a entrar em contato com o secretário por telefone para esclarecer a situação, mas ele afirmou que só responderia por meio de um documento formal.

Imagem: Matéria do site Nor Ar - Portal, sobre Euler Santos 

A defesa de Jappah

Ao JORNALISMO PARINTINS, Euler Santos afirmou que nunca trabalhou na secretaria e nem recebeu nenhum valor referente a função de assessor administrativo. Apesar de seu nome constar no Portal da Transparência desde fevereiro de 2023.

Imagem: Folha de pagamento do mês de julho de 2024

Boletim nas eleições

O “Boletim Parintins” tem mais de 32 mil seguidores somente no Facebook, e dedica-se em elogiar o atual prefeito da cidade, Frank Bi Garcia (PSD), e o seu candidato a prefeitura, o vereador Mateus Assayag (PSD).

Foto: Reprodução/Internet

Além de apoiar Bi Garcia, a página é crítica a opositora de Bi e Mateus, a também candidata a prefeita e vereadora, Brena Dianná (União Brasil).

Foto: Reprodução/Internet

O passado anti-Bi Garcia

Há pouco mais de 2 anos, o “Boletim Parintins” era uma página totalmente crítica a gestão de Bi Garcia. “Jappah” chegou a produzir alguns vídeos mostrando a precariedade de algumas ruas de Parintins e cobrando providências da Prefeitura.

Imagem: Reprodução/Internet

O que diz a Lei

O ato de um funcionário receber remuneração referente ao cargo público que não exerce, o chamado “funcionário fantasma”, é considerado improbidade administrativa prevista no tipo do art. 9º , I , da Lei nº 8.429 /92.

Prefeitura alvo do TCE

Enquanto a população de Parintins exige a realização do concurso público municipal que não acontece há quase 20 anos, em novembro do ano passado, a Prefeitura de Parintins foi alvo de uma Representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente a indícios de irregularidades de funcionários fantasmas e outros benefícios ilegais na Prefeitura.

Tendo como relator Júlio Assis Côrrea Pinheiro, a representação se deu devido aos “gravíssimos indícios de inúmeros funcionários fantasmas na folha de pagamento da Prefeitura Municipal de Parintins, bem assim, outros benefícios ilegais, por parte da administração pública municipal de Parintins”.

O documento informa ainda que “o manifestante e a sociedade parintinense aspiram total eficiência nas atribuições das distintas autoridades competentes, dentre outras, a de se debruçarem nas folhas de pagamento da Prefeitura de Parintins”.

O manifestante ainda “reitera que TODAS as Secretarias da Prefeitura Municipal de Parintins estão contaminadas, pela contínua corrupção – cabide de emprego, dentro e fora da folha de pagamento – verdadeiros cabos eleitorais à disposição – desde o primeiro mandato do ilustre prefeito Frank Luiz da Cunha Garcia – com o dinheiro dos cidadãos contribuintes – Lei de Responsabilidade Fiscal/LRF”.

Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS 

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.

Ou se preferir, faça parte do nosso canal no WhatsApp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parintins, AM
41°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 41°

40° Sensação
2.43km/h Vento
19% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h40 Nascer do sol
06h45 Pôr do sol
Sex 42° 25°
Sáb 41° 26°
Dom 42° 26°
Seg 43° 25°
Ter 43° 25°
Atualizado às 13h05
Publicidade