O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), através da unidade local de Parintins e posto avançado Caburi, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou uma feira de produtos regionais no distrito do Caburi. A programação ocorreu no sábado (31/08) e domingo (1º/09), das 6h às 12h, na praça São Sebastião ao lado da igreja, situada na rua João Pereira.
A edição especial da Feira de Produtos Regionais na vila de Caburi encerrou uma semana de atividades em que o IDAM esteve presente na comunidade, realizando visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), retiradas e atualizações de documentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Cartão do Produtor Primária (CPP). A equipe, composta por 10 servidores, incluindo veterinário, técnicos em agropecuária, técnicos em recursos pesqueiros, engenheira agrônoma e zootecnista.
Além da vila de Caburi, as comunidades Vila Bentes, São Joaquim, Santo Antônio do Panauaru e Palhal também participaram na realização das vendas.Essa iniciativa evidencia a importância do setor primário na região. Para a feirante Elizangela da Silva Souza, da comunidade São Joaquim, a feira foi uma oportunidade valiosa: “Eu trabalho vendendo meus produtos no triciclo, muitas vezes no sol e na chuva. Ter um local para expor meus produtos é muito importante. Para quem tem seus produtos, ajuda muito”.
Para o gerente do escritório local de Parintins, Lucivaldo Pereira, a reativação da feira irá atender toda a comunidade. “Nós estamos reativando esta feira. Essa parceria do IDAM, ADS e da Diocese de Parintins é mais um incentivo que o governo está dando, pensando em um local com maior segurança. O corpo técnico está empenhado em buscar formas de auxiliar na venda de produtos com menor preço, mas com qualidade. Vamos estender essas atividades para outras comunidades.”
As feiras da ADS e do IDAM desempenham um papel crucial na divulgação e comercialização dos produtos regionais, contribuindo para fortalecer a economia local. A iniciativa visa criar um ambiente propício para que os empreendedores possam apresentar seus produtos de forma atrativa e acessível aos consumidores. Entre os produtos expostos estavam pimenta de cheiro, crueira, pé de moleque, tapioca, colorau, jerimum, banana, tucupi, peixes e outros itens que enriqueceram a feira e incentivaram a economia local.
Por: Adria Albuquerque - Assessoria
Mín. 24° Máx. 41°