Um vídeo divulgado, neste domingo (25/08), por grupos de WhatsApp, deixou os parintinenses indignados com o descaso da Prefeitura de Parintins com a saúde nas comunidades. Na gravação feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Carmo, uma multidão toma conta da área externa implorando por ajuda.
Enquanto uma mulher abana uma pessoa, dois homens mostram como os comunitários são verdadeiramente tratados pelo prefeito Bi Garcia. “Aqui, a realidade do nosso posto. Aqui, o cara morrendo e não tem ninguém aqui. Essa aqui é a administração do prefeito. Tá aqui o cara morrendo. Filma ele aqui”.
Apesar do desespero da população, que clamou por atendimento para o homem que passava mal na entrada da UBS Maria do Carmo, na comunidade Bom Sucesso, neste sábado a noite (24/08), nada foi feito. As portas da unidade continuaram fechadas. Nenhum profissional de saúde apareceu para prestar socorro. Nem poderiam, já que a unidade só funciona de segunda a sexta-feira. Mesmo sendo responsável pelo atendimento da comunidade onde vivem 1.200 pessoas, o prefeito Bi Garcia jamais reestruturou o horário de prestação de serviços nem transformou a UB num Policlínica com atendimento 24 horas.
A identidade do paciente assim como o estado de saúde dele são desconhecidos. Até o momento, os comunitários ainda não informaram se o doente continua na comunidade ou se foi transferido para a cidade de Parintins.
Mateus Assayag sabia e nada fez
Há cerca de seis meses, o vereador e, agora, candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag, ocupou a tribuna da Câmara Municipal para solicitar as demandas dos moradores da comunidade Bom Socorro, na região do Zé Açu.
O principal pedido estava relacionado a melhoria na saúde pública. No dia 26 de março deste ano, Mateus Assayag disse: “A UBS Maria do Carmo atende toda a população do Zé Açu. Bom Socorro é o polo, mas recebe toda as comunidades ali da região e hoje nós pedimos a reforma e ampliação justamente para atender melhor, com mais qualidade, com mais conforto, com mais segurança todos os usuários, todos os moradores que precisam do atendimento de saúde”.
O candidato, que é apoiado por Bi Garcia nas eleições de 2024, não foi ouvido, muito menos atendido pelo padrinho político. A falta de prestígio de Mateus e sua inoperância em resolver situação crítica como a da UBS Maria do Carmo estão custando a saúde e, talvez, até a vida de muitas pessoas na zona rural.
O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos dos citados nesta matéria.
Assista ao vídeo clicando aqui.
Mín. 24° Máx. 41°