Nos dias 30 de julho e 09 de agosto, a equipe do Retalhos de Toada esteve na Escola Estadual São José Operário e na Escola Estadual Tomazinho Meireles, respectivamente, para executar a fase de intervenção artística-pedagógica do projeto. Nessa etapa, os estudantes das referidas escolas são desafiados a criarem desenhos, pinturas e ilustrações, de trechos de toadas. As melhores produções serão selecionadas e premiadas para comporem as telas da exposição do projeto.
Foto: Divulgação
Essa fase de participação dos estudantes, reforça o caráter colaborativo do projeto, que entende a cultura como um bem coletivo, construído a muitas mãos. Desde sua concepção, o Retalhos de Toada foi idealizado para acolher diferentes olhares e perspectivas, que formem uma grande colcha de retalhos, em homenagem aos poetas toadeiros que marcaram a história do Festival de Parintins.
Na escola Tomazinho Meireles, a intervenção artística-pedagógica está sendo aplicada em duas turmas do ensino médio. A equipe do Retalhos de Toada destaca o apoio do professor Georgio Ítalo, que foi muito receptivo e enalteceu a iniciativa do projeto. Os estudantes, por sua vez, se mostraram muito animados em participar. Na escola São José Operário, a intervenção está sendo aplicada em uma turma de estudantes da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o apoio da professora Francimary Bentes também tem sido fundamental.
Foto: Divulgação
Os estudantes terão cerca de um mês para produzirem seus desenhos e ilustrações, referentes aos trechos das toadas definidas pela equipe do Retalhos. Em seguida, as melhores produções serão selecionadas e em setembro entrarão no processo de computação gráfica. Os autores das produções escolhidas serão premiados.
A equipe do projeto Retalhos de Toada agradece a abertura das Escolas Tomaszinho Meireles e São José Operário, bem como o apoio dos professores, e ressalta que há uma boa expectativa quanto à participação dos estudantes.
Sobre o projeto Retalhos de Toada
Idealizado por Thiago Reis, compositor e profissional da área da publicidade e marketing, o projeto “Retalhos de Toada - A beleza revelada na poesia cabocla” foi aprovado na categoria Folclore Popular do edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas, subsidiado pela Lei Paulo Gustavo, e tem como objetivo resgatar e revelar visualmente a poesia cantada nas toadas antológicas dos bois do Festival Folclórico de Parintins.
*Com informações da assessoria
Mín. 24° Máx. 41°