O Jornalismo Parintins realizou entre os dias 30 e 31 de março uma enquete para saber a opinião de nossos leitores a respeito do nível de aprovação dos 13 vereadores da atual composição da Câmara Municipal de Parintins nesses primeiros meses de 2023. A enquete recebeu mais de 25 mil votos nas 24 horas em que esteve no ar. O internauta poderia votar mais de uma vez, o que também mostraria o engajamento do eleitor com determinado parlamentar.
Como resultado, o vereador Massilon Cursino (REPUBLICANOS) liderou o nível de aprovação popular com 21,3% dos votos dos internautas, recebendo 5.330 votos, em seguida, a vereadora Brena Dianná (UNIÃO BRASIL) ficou com 16,13%, com 4.036 votos, em terceiro, vem o vereador Alex Garcia, com 11,46%, recebendo 2.868 votos. Veja aqui o resultado completo. De acordo com números do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Massilon também foi o vereador mais votado na última eleição (2020), com 1609 votos.
Em declarações exclusivas ao acadêmico de Jornalismo da UFAM Parintins, Vinícius Bellchior, o parlamentar comenta sobre o resultado da nossa enquete, sua atuação na Câmara e o motivo de não disputar reeleição; problemas da cidade e do interior e uma possível candidatura a prefeito.
Ouça aqui a entrevista completa com Massilon Cursino na estreia do podcast de entrevistas temáticas do Jornalismo Parintins.
Sobre o Jornalismo Parintins
O Jornalismo Parintins - Fonte amazônida de informação, é um site especializado na produção de reportagens, além de oferecer outros tipos de conteúdos jornalísticos, como crônicas, artigos de opinião, entrevistas, notícias e também agora um podcast de entrevistas temáticas.
A iniciativa jornalística é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vinícius Bellchior e Ana Cristina Machado, ambos do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins.
Nosso objetivo é levar informação a população parintinense de forma ética, imparcial e profissional, atendendo somente aos interesses do Jornalismo.
O acesso à informação é garantido pela Constituição Federal em seu artigo 5°, inciso XIV. “É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”. Ou seja, é assegurado o direito de informar, de se informar e de ser informado.
Além disso a nossa Constituição em seu artigo 5° inciso IX, também é muito clara ao preservar e garantir a liberdade de expressão no Brasil. “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
Leia mais em nosso editorial: A atuação do Jornalismo online em Parintins e o direito ao acesso à informação
Por: Vinícius Bellchior Bruce e Ana Cristina Ferreira Machado – ambos acadêmicos do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins
Ana Cristina Machado - Equipe Jornalismo Parintins
Siga o Jornalismo Parintins redes sociais:
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Nosso WhatsApp: 92994334226
Mín. 23° Máx. 33°