No sábado (10/08), uma das primeiras pessoas a chegar na comunidade Sagrado Coração de Jesus do Rio Tracajá para ouvir a vereadora e pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná, foi a dona de casa Elionara Silva, 20, acompanhada do filho Guilherme, de 1 ano. “Eu não poderia deixar de vir agradecer o bem que ela (Brena) fez para mim e para o meu filho. No dia que ele nasceu no Padre Colombo (hospital), a Brena foi fazer uma visita. Como eu e o pai dele não temos emprego, a gente não tinha quase nada para o Guilherme. A Brena deu banheira, deu roupa, deu um monte de coisa que eu não tinha condições de comprar”, relembrou Elionara.
A dona de casa foi uma das dezenas de mães beneficiadas por Brena Dianná com a entrega do kit enxoval. A parlamentar percorreu ao longo do mandato os hospitais da cidade de Parintins e doou produtos para os recém-nascidos assim como remédios para quem não tinha condições de comprar.
Na comunidade Sagrado Coração de Jesus do Rio Tracajá, os moradores apresentaram as demandas que aguardam por solução do poder público municipal há vários anos. A caixa d’água de 5 mil litros, que atende cerca de 50 famílias, está rachada. A base dela, conhecida como castelo d’água, está com a madeira comprometida em vários pontos. Desde que foi instalada, não se tem notícia uma única vez de que passou por limpeza pela prefeitura.
A escola, antes de madeira, foi substituída por dois anexos em alvenaria que aguardam por reparos há décadas. Enquanto não acontece a reforma, que inclui a construção de banheiros dentro da instituição de ensino, eliminando os sanitários que ficam a vários metros de distância, os moradores têm improvisado. A sala dos professores, por exemplo, foi construída por eles. No curralzinho de madeira, o professor monta seu plano de aula, atende pais e alunos sem o menor conforto. As três salas de aula contam com ar refrigerado que não gela. Os livros chegam, mas o material didático como jogos e outras ferramentas pedagógicas não são disponibilizadas pela prefeitura. No refeitório, também improvisado, a merendeira tem de fazer milagre. Nem sempre tem comida suficiente para os 100 alunos.
“A comunidade fez o refeitório. O prefeito prometeu escola nova, mas até agora nada aconteceu. Muitas vezes, a merendeira tem de reduzir a quantidade por criança para a comida dar para todo mundo. Meu sonho é uma escola nova com biblioteca e material didático para a gente dar uma aula diferente. As crianças, os jovens ficam cansados de só ler livro. Querem aprender de outro jeito e a gente não tem como atender. Não temos quadra, só o campo da comunidade para a educação física. Só tenho casa para morar porque o professor do estado concordou em me ceder um quarto na casa dele”, relatou as dificuldades o professor Manoel Soares.
Reunião com Brena e Massilon
Foto: Divulgação/Assessoria
No centro comunitário, Brena Dianná e o pré-candidato a vice-prefeito, o vereador Massilon Cursino, reuniram-se para ouvir os moradores e apresentar propostas para dar um novo rumo às comunidades rurais de Parintins.
A coordenadora da comunidade, Glauda Castro, ressaltou a importância da educação e de se ter na prefeitura uma gestora comprometida com o bem-estar do povo. “Vieram aqui e disseram várias vezes: o Sagrado vai ganhar uma escola moderna com quatro salas. Passa o tempo e nada acontece. Precisamos de uma escola nova e de um ginásio. A comunidade precisa de lazer. Não podemos mais ficar na mesmice. Não podemos ser caranguejo que anda para trás. Vamos acreditar na mudança”, pediu Glauda.
Brena Dianná destacou que o plano de governo dela, que foi elaborado por parintinenses de diversos segmentos, contempla as principais demandas da população, dentre elas os investimentos em educação e setor primário. A pré-candidata comprometeu-se a ser uma gestora diferente dos que ocuparam o cargo de prefeito até hoje.
“Não dá mais para permitir que a população seja prejudicada. Vocês já lutaram muito. Fizeram muitas promessas para vocês todos esses anos. Mas o que vocês receberam: descaso, omissão, desrespeito, perseguição. Parintins só é boa na rádio. A gente tem de quebrar esse ciclo vicioso. Tem de ter vontade e fazer acontecer a construção da nova escola, a patrulha mecanizada para ajudar o agricultor a produzir mais, a saúde de qualidade a qualquer tempo e a valorização do esporte. São direitos básicos de vocês, que nós iremos respeitar”, garantiu Brena Dianná.
Festival do Mocambo
Ainda no sábado, a pré-candidata a prefeita, Brena Dianná e o pré-candidato a vice-prefeito, Massilon Cursino, acompanharam as apresentações do Touro Branco e do Espalha Emoção durante o 19º Festival Folclórico do Mocambo do Arari.
Brena e Massilon - Foto: Divulgação
Eles foram cumprimentados pelos participantes, pelos organizadores do festival, assim como pela população local e visitantes. O Festival do Mocambo tem crescido a cada ano e ganhado projeção por valorizar os elementos na natureza. Os talentosos artistas utilizam madeiras, folhas e cipós para celebrar sua história e cultura.
*Com informações da assessoria
Mín. 24° Máx. 41°