Durante a coletiva de imprensa, ocorrida, neste domingo (04/08), após a convenção partidária que oficializou os nomes de Mateus Assayag (PSD) e de Vanessa Gonçalves (MDB) para disputar os cargos de prefeito e de vice-prefeito de Parintins, respectivamente, o candidato de Bi Garcia afirmou que o problema da água contaminada no município, “já foi resolvido lá atrás”.
Ao ser encurralado por um repórter, que não se contentou com respostas vazias, e cobrou uma posição sobre a situação da água contaminada, Mateus Assayag, que está no quarto mandato de vereador e foi diversas vezes secretário de Obras nos governos de Bi Garcia, respondeu grosseiramente.
O repórter disparou para Mateus, que aparentava estar muito nervoso, tendo o prefeito Bi Garcia nas suas costas, vigiando cada respiração dele.
“Hoje, muito se fala da questão da água de Parintins. O próprio prefeito Bi Garcia já foi investigado pelo Ministério Público a respeito disso. O senhor pretende trabalhar ações para melhorar essa questão da água contaminada de Parintins?”, perguntou o repórter. Mateus respondeu sem responder. “Infelizmente, tem uma turma que só quer o pior para Parintins. Tem uma turma que vende desgraça. Que quer tomar as coisas de Parintins como a Cosama, por exemplo. Que quer tomar o SAAE de Parintins, mas o parintinense é inteligente, o parintinense é sábio, o parintinense que é parintinense realmente sabe o que é melhor pra nossa cidade”, respondeu Mateus enquanto Bi Garcia não parava de sorrir, posando como papagaio de pirata, nas costas do pupilo.
O candidato rapidamente virou as costas, mas o repórter que sabe o seu papel, ao contrário do vereador Mateus que não fiscaliza as obras e serviços da prefeitura, insistiu na pergunta, agora de forma incisiva. “Então o senhor nega essa questão do problema da água?”, perguntou novamente o repórter antes que o candidato fugisse, agora sob o olhar preocupado de Bi Garcia. “O problema da água lá de trás foi resolvido. Os poços foram perfurados. Infelizmente, a turma do mal só vende a desgraça”, afirmou Mateus.
CPI
Em 04 de junho deste ano, o vereador Massilon Cursino apresentou, na Câmara Municipal de Parintins, o pedido para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades quanto a contaminação da água e o abastecimento da cidade com o produto inservível para consumo humano conforme diversos laudos técnicos.
Sem alternativa legal, a base aliada do prefeito Bi Garcia na Câmara instalou a CPI, mas utilizou de artimanha para obter dois, dos três cargos da comissão.
Surpreendentemente, o cargo de presidente da CPI da Água é de Mateus Assayag e o da relatora é de sua candidata à vice-prefeita, Vanessa Gonçalves. Nada surpreendente é o fato de a CPI não andar. Os professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma das instituições que emitiu laudo atestando a contaminação por coliformes fecais e metais pesados, encaminharam todos os documentos para o próprio Mateus, mas de nada adiantou, já que ele e Vanessa “sentaram” sobre o processo.
Agora, com Mateus e Vanessa candidatos pelo grupo de Bi Garcia, nem a CPI vai tramitar, nem o problema vai ser resolvido. Impedir a população de continuar bebendo água contaminada e colocar água saudável nas torneiras, dependeria de assumir o erro de Bi Garcia, mas isso representaria para os dois a perda do apoio político. Entre a saúde do povo e a obediência a Bi Garcia, Mateus mostrou ontem na convenção que já escolheu o seu lado, e não foi de estar com o povo.
Assista ao trecho da coletiva clicando aqui.
Mín. 24° Máx. 41°