Nesse domingo (21), a Ilha de Parintins finalizou o dia com um vídeo de um cidadão jogando muro de arrimo abaixo grades de proteção que impediam a circulação de veículos na praça Judith Prestes, recém reinaugurada pela prefeitura. Nas redes sociais, a grande maioria dos comentários foi de apoio a atitude do cidadão - apesar de não ser a mais correta.
A atitude gerou discussão sobre a que ponto empresários locais têm o direito de interferir no direito de ir e vir dos cidadãos, direito garantido pela Constituição Federal - visto que a interdição seria feita por donos de bares ao redor da praça. Moradores tem criticado a utilização de espaços públicos para fins privados no município.
imagem: Reprodução/Redes Sociais
Em consequência ao ato do cidadão, a polícia foi acionada para avaliar a ocorrência. Alguns internautas chegaram a dizer que dessa vez não foi o muro de arrimo que caiu na ilha da magia.
O candidato manauara
O pré-candidato do atual prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), teve a sua real origem divulgada pela imprensa nesse fim de semana. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mateus Assayag é natural da capital do Amazonas, Manaus, e não um "parintinense raiz" como vinha sendo dito pelo grupo do prefeito.
Em algumas ocasiões, o próprio prefeito chegou a dizer que sua principal adversária, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Brena Dianná (União Brasil), era a "candidata de Manaus", com a revelação da verdadeira origem de Mateus, a vereadora Brena é a única parintinense na disputa. A pré-candidata a prefeita e ex-primeira-dama, Michele Valadares (NOVO), é natural de Minas Gerais.
Não há impedimento legal para Mateus e Michele disputarem a prefeitura de Parintins, mas a população cobra transparência de todos que colocam o nome para comandar o município mais importante do interior do Amazonas.
Castelo de areia
Falando em ex-primeira-dama, Michele tem perdido ao longo de sua pré-campanha, aliados importantes na construção de uma caminhada política sólida. Amigos que "davam a vida" por Valadares teriam sido deixados de lado pela pré-candidata. Os amigos, abandonados, encontraram o apoio necessário no grupo da vereadora Brena Dianná, que se fortelece e se solidifica rumo à Prefeitura de Parintins.
Atletas parintinenses
Rumo à Manaus para disputarem o 45° Jogos Escolares do Amazonas (JEA'S), os 6 atletas e alunos da Escola de Natação Yara Wató, concorrem no estilo livre, peito, borboleta e costas. Ao todo, são 5 atletas no infantil e 1 no juvenil. David Figueiredo, Laura Victória, Hector Albuquerque, Arnaldo Pontes, Efraim Farias e Henrique Calderaro têm a missão de trazer medalhas para o município amazonense nos dias 24, 25 e 26 deste mês.
Foto: Divulgação
A Escola Yara Wató foi criada pelo professor Jamil Medeiros, há mais de 10 anos, desenvolvendo um trabalho significativo no desporto parintinense. A escola hoje é comandada pela professora Albia Moutinho. Os alunos fazem o treinamento com a instrutora Raaby Cativo, que acompanha os atletas até a capital.
Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Campus Parintins.
Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS
Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]
Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.
Ou se preferir, faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Mín. 22° Máx. 34°