Festival de Parintins: Garantido realiza primeiro ensaio técnico no curral Lindolfo Monteverde

Segundo a direção do bumbá, o momento foi um simulado de uma das noites para avaliar e aperfeiçoar os blocos musical, cênico/coreográfico e artístico alegórico.

19/06/2024 às 09h35 Atualizada em 19/06/2024 às 09h46
Por: Iandro Costa
Compartilhe:
Foto: Paulo Sicsú/Assessoria
Foto: Paulo Sicsú/Assessoria

Um elenco artístico vibrante, empolgante, focado e entrosado dentro da proposta do projeto de arena para o Festival Folclórico de Parintins 2024 foi o que o público pôde acompanhar no show folclórico no primeiro ensaio técnico de arena do boi Garantido realizado na noite de terça-feira, 18 de junho, no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido). Para este ano o bumbá apresenta o tema “Garantido, segredos do coração”.

No roteiro, o Garantido exaltou a ancestralidade da Amazônia, cantou em defesa dos povos originários e ressaltou os povos tradicionais da Baixa da Xanda. Com o elenco dos quadros artísticos coletivos e individuais completo, a coordenação geral do espetáculo pôde ajustar os detalhes em definitivo da apresentação de uma das noites na arena do Bumbódromo para a disputa do 57º Festival Folclórico de Parintins.

A movimentação de arena reuniu centenas de dançarinos responsáveis pelo quadro cênico/coreográfico e itens oficiais do boi. No palco a Banda Garantido e a Batucada mostram a potência do bloco musical, enquanto as vozes de Sebastião Júnior (levantador de toadas), Israel Paulain (apresentador) e João Paulo Faria (amo do boi).

Para o primeiro teste do conjunto folclórico, evoluíram na arena os itens oficiais femininos, masculinos, além dos grupos coletivos. O simulado de uma das noites na arena do Bumbódromo seguiu na íntegra o roteiro proposto pela diretoria e Comissão de Artes do Garantido. A noite foi o primeiro teste para se avaliar e aperfeiçoar os blocos musical, cênico/coreográficos e artístico alegórico.

De acordo com o presidente Fred Góes, o conjunto do espetáculo cumpre o cronograma estipulado pela diretoria e brincou de boi-bumbá com uma magnífica apoteose.

“Esse é o resultado de muito trabalho e sobretudo, de fé, de muita fé de que nós precisamos resgatar o nosso boi, não só reconstruindo a Cidade Garantido, mas reconstruindo nosso boi artisticamente”, pontuou Góes.

Para a integrante da Comissão de Artes do Garantido, Suzan Monteverde, o planejamento foi cumprido da melhor maneira possível, com sobra de tempo para executar a apoteose do espetáculo com folga.

“Todos esses meses a gente construiu o boi-bumbá Garantido, esse Boi dinâmico, esse Boi que vem para ganhar, para o povo de alma vermelha finalmente cantar a vitória. Todos os seguimentos, toadas, coreografias, itens, então a gente pode consagrar todo o planejamento que nós fizemos, que consagra essa nova gestão, consagra um Boi que vem para ganhar.”, disse Suzan. 

Outros dois ensaios técnicos de arena estão programados para alinhar os últimos detalhes das apresentações oficiais do Festival Folclórico 2024, previstos para esta quarta-feira (19/06) e quinta-feira (20/06).

*Com informações da assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários