Membros da CPI da água contaminada devem formar chapa em Parintins

Do grupo conhecido como "vereadores boca de forno" na Câmara Municipal, Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves devem concorrer ao cargo de prefeito e vice-prefeita, respectivamente, nas eleições deste ano.

17/06/2024 às 13h12 Atualizada em 17/06/2024 às 13h44
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Vereadores Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves - Foto: Reprodução/Internet
Vereadores Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves - Foto: Reprodução/Internet

Aliados do atual prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (PSD), Mateus Assayag (PSD) e Vanessa Gonçalves (MDB), devem formar uma chapa para disputar Prefeitura de Parintins nas eleições deste ano de 2024, como prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Além disso, os dois fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), como presidente e relator, que visa investigar uma possível omissão do Poder Executivo na solução da água contaminada no município.

De acordo com informações obtidas por este site, até o momento, o presidente e a relatora da CPI "não fizeram nada" para dar prosseguimento à investigação. Ainda segundo fontes, os vereadores que assinaram pela Comissão Parlamentar de Inquérito temem que a base do prefeito - que é maiora  na Câmara - "enterrem" a CPI instalada na Casa legislativa.

Os 5 vereadores de oposição

De autoria do vereador Massilon Cursino (PSB) e apresentado no último dia 6 de junho na Câmara Municipal, com a assinatura dos vereadores Flávio Farias, Babá Tupinambá, Márcia Baranda e Brena Dianná, a CPI foi tomada pela base do atual prefeito, favorecida pelo presidente da Câmara, Alex Garcia (PSD). Dos que assinaram pela criação da CPI, deixaram a vereadora Márcia Baranda apenas como membro da comissão.

O "puxadinho" ou os "boca de forno"

A base aliada da atual gestão municipal é conhecida no município e nos bastidores da política da cidade, como "puxadinho" ou vereadores "boca de forno", pois só fazem aquilo que o "mestre mandar". Um exemplo, recentemente foram orientados a votar contra os próprios projetos de lei.

Repercussão mínima

Preparado com muito suspense, o chamado "lançamento parte II", da pré-candidatura do vereador Mateus Assayag aconteceu no último sábado (15), na Avenida Paraíba. O evento serviu para lançar os pré-candidatos à Câmara Municipal dos partidos que apoiam a candidatura de Mateus. Segundo os organizadores, "20 mil pessoas" compareceram ao lançamento - parte II - do candidato de Bi Garcia.

Diferente do que aconteceu após o lançamento da pré-candidatura da vereadora Brena Dianná à Prefeitura, o evento de Mateus "sumiu" em menos de 24 horas das rodas de conversas nas redes sociais na cidade. Lançada numa sexta-feira, o evento de Brena foi pauta por dias seguidos nas redes sociais e nas conversas dos parintinenses.

Live da semana

Com o tema "A Comissão da CPI da água contaminada e o projeto de Emendas Impositivas em Parintins", a live de sexta-feira (14), do site JORNALISMO PARINTINS, sob o comando dos jornalistas Vinícius Bellchior e Raaby Cativo, abordou exatamente a atuação de Mateus e Vanessa frente à CPI da água contaminada, além de comentarem sobre a aprovação do projeto que cria as emendas impositivas no município, rejeitado há um ano pelos mesmos vereadores que aprovaram na semana passada.

Assista a live completa aqui.

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Campus Parintins. 

Vinícius Bellchior - Equipe JORNALISMO PARINTINS 

Siga o JORNALISMO PARINTINS nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: JORNALISMO PARINTINS 

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Clique aqui e entre em nosso grupo no WhatsApp e receba nossas matérias em primeira mão.

Ou se preferir, faça parte do nosso canal no WhatsApp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários