Livro "Relatos de uma (in)certa Amazônia" é lançado nesta sexta-feira (14) na UFAM/Parintins

A obra foi organizada pelos professores Marina Magalhães (UFAM), Evandro Medeiros (UFOP), Thiago Franco (UFG) e Sebastião Nascimento (UFAM). Lançamento acontece às 20h, com a participação de parte dos autores dos capítulos.

14/06/2024 às 11h54 Atualizada em 14/06/2024 às 12h08
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O livro “Relatos de uma (In)certa Amazônia”, organizado pelos professores do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marina Magalhães e Sebastião Nascimento, em colaboração com Thiago Franco (UFG) e Evandro Medeiros (UFOP), será lançado nesta sexta-feira (14). O lançamento faz parte da programação de encerramento do II Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, que inicia às 18h30, no auditório do ICSEZ/UFAM, em Parintins.

“Esta obra é uma espécie de livro-manifesto sobre a Amazônia, uma coletânea de memórias escritas por professores, pesquisadores, estudantes e ativistas de diversas áreas. Nela, os autores partilham vivências de pesquisas e experimentos de resistência na região, em especial no Baixo Amazonas, com o objetivo de levar esses olhares para além dos muros da academia. São vozes da ciência e do território que contam histórias de diferentes Amazônias, nos instigando a refletir sobre o cenário de incertezas em que vivemos, tanto ambientais, quanto teóricas, políticas e de visões de mundo”, informa a professora Marina Magalhães.

A obra reúne 16 trabalhos acadêmicos, distribuídos em três seções. A primeira delas, intitulada "Sobre o Pesquisar na Amazônia", trata dos desafios de fazer ciência diante das complexas condições de acesso às comunidades, do tempo do rio (e não o do relógio) que marca a vida amazônica e do entendimento de mundos a partir de cosmologias muito diversas. Os textos são assinados pelos professores e pesquisadores Adriano Clayton, Mayra Casartelli e Hellen Picanço, da UFAM, e Camilo Ramos (UEA).

"Por uma Cidadania Digital no Baixo Amazonas", segunda seção do livro, apresenta relatos de pesquisadores do Projeto Cidadania Digital sobre suas atividades de pesquisa e extensão, incluindo o diagnóstico dos desafios e potências do digital nas comunidades ribeirinhas, indígena e quilombola, do entorno de Parintins. Entre os autores estão: Thiago Franco e Taynnara Franco, da UFG, Evandro Laia (UFOP), Eliete Pereira (MAE/USP), Marcelo Rodrigo (UFPB), além dos professores Marina Magalhães e Sebastião Nascimento, e dos pesquisadores Ana Beatriz Viana, Jailson Reis, Soraia Castro, Ralf Cordeiro e Yandrei Farias.

A terceira e última seção, intitulada "Vozes da Comunidade", agrega experiências da cidadania, do digital e da cidadania digital na Amazônia. Os três primeiros capítulos trazem entrevistas com representantes da Rede Wayuri (Cláudia Ferraz), Mídia Indígena (Erisvan Bone) e TV e Rádio Quilombo Rampa (Raimundo José), conduzidas por Ana Beatriz Viana (UFAM), Sebastião Nascimento (UFAM) e Lara Guimarães (UFOP), respectivamente. Além dos diálogos sobre as experiências de comunicação desses coletivos a partir da conexão digital, ainda há relatos sobre a educação decolonial afroamazônica, projeto do Instituto Cultural Ajuri (Marcos Moura), o projeto Amazônia Ribeirinha (Soriany Simas e Cândida Nobre, da UFAM) e sobre a imigração japonesa na região (Valdir Sato, da Associação Koutaku do Amazonas).

Para o professor Sebastião Nascimento, o livro é uma celebração do trabalho desenvolvido ao longo de 18 meses no projeto Cidadania Digital, no qual atuou como pesquisador e bolsista de apoio técnico. "A publicação representa uma das formas que encontramos para compartilhar as reflexões sobre o trabalho desenvolvido e trazer contribuições das comunidades do Baixo Amazonas para o debate. O livro expande essa perspectiva e congrega diferentes realidades e experiências do pesquisar nesta região".

“Relatos de uma in(certa) Amazônia” integra a coleção Cidig, coordenada pelo Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), conta com um prefácio assinado pelo professor Massimo Di Felice (USP), coordenador do Centro. O livro pode ser baixado gratuitamente por meio da plataforma de Cidadania Digital, no endereço eletrônico: https://projetocidadaniadigital.com.br/comunidades/.

O livro é financiado com recursos do projeto de pesquisa Cidadania Digital, da FAPEAM, por meio do Edital Humanitas (n.05/2022), coordenado pela Profa. Marina Magalhães (UFAM).  O projeto de pesquisa e extensão foi vinculado ao grupo de pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/UFAM/CNPq) e teve como parceiro o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), dentre outras instituições.

*Com informações da assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários