CRÔNICA: Temos os políticos que elegemos, mas Parintins merece mais

Trocamos o nosso direito de escolha pela nossa rua que nunca é asfaltada, pela obra que recebe milhões e é feita porcamente – isso quando é concluída, pelo risinho de políticos em votação de lei importante que beneficiaria a população e é rejeitada

27/03/2023 às 16h50 Atualizada em 21/08/2023 às 21h01
Por: Vinícius Bellchior
Compartilhe:
Foto: Simone Brandão/Câmara Municipal de Parintins
Foto: Simone Brandão/Câmara Municipal de Parintins

Nos últimos dias tenho conversado bastante com uma amiga que trabalha na Câmara Municipal de Parintins, sobre como funciona a política lá dentro da casa legislativa e de como isso afeta o desenvolvimento da nossa cidade em todos os aspectos que envolvem os deveres dos vereadores e do executivo municipal.

A minha opinião a respeito da atuação da maioria desses vereadores é a mesma da população, àquela que sofre com falta de saneamento básico, de uma água de qualidade nas torneiras, do povo que vem do interior e precisa de portos decentes ao desembarcar no município, a da população que mora na Vila Amazônia, esquecida mas lembrada somente em época de eleição, ninguém que mora lá esquece dos nomes que foram fazer campanha na comunidade e nunca mais voltaram. Tem ruas quase intransitáveis, o abandono do poder público é evidente. As estradas se deterioram em agonia, e o povo sofre. Não custaria muito caro ao nossos parlamentares uma viagem ao interior de Parintins porque a Câmara fornece o combustível necessário.

Nossos políticos fingem que está tudo bem, talvez dentro da Câmara esteja mesmo. Uma volta pela cidade também não custaria nada, porque até o salário deles quem paga somos nós para todos esses 13 vereadores que estão lá dentro. Uma conversa com os moradores que moram perto da lixeira pública talvez abriria os olhos dos nossos representantes para os problemas reais e urgentes da nossa Parintins. Uma voltinha no Ramal dos Reis, do Aninga, também seria interessante, os moradores aguardam a visita.

A comunicação na cidade é a porta-voz das notícias boas, em Parintins vai tudo muito bem segundo essas informações, todo dia é só elogios. Por exemplo – só um exemplo mesmo – em cidades pequenas é comum os políticos se aliarem a grandes empresas de comunicação, o negócio é até rentável, não é crime mas também jamais vai ser jornalismo, é informação patrocinada, e o povo fica sem voz. Reclamar e exigir que os políticos que estão no poder cumpram o seu papel é coisa da oposição, não é? A base aliada só obedece o chefe, é assim que a política funciona.

Não custa nada lembrar que quem elege os políticos somos nós mesmos, do vereador ao Presidente da República. Somos nós que trocamos o nosso futuro por cem reais ou por uma cesta básica – um dos motivos que faz alguns políticos gostarem da miséria. Trocamos o nosso direito de escolha pela nossa rua que nunca é asfaltada, pela obra que recebe milhões e é feita porcamente – isso quando é concluída, pelo risinho de políticos em votação de lei importante que beneficiaria a população e é rejeitada.

A Democracia permite que nós, enquanto eleitores participemos e pressionemos os atuais mandatários para que nossas demandas sejam atendidas. Nós é quem colocamos eles lá, eles é quem nos devem obediência, nunca ao contrário. Temos o poder de mudar o nosso atual estado de coisas, agora e todos os dias. É hora de agir.

Temos bons políticos, resta saber se eles não perderão a linha até a eleição que vem, alguns se perdem pelo caminho, por ego ou por falta de experiência política, ou os dois juntos, mas a vontade de mudança é crescente, basta se aliar a população, o resto é consequência. Parintins merece mais, e não é o seu voto vendido que vai mudar alguma coisa.

 

Por: Vinícius Bellchior Bruce - Acadêmico do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins.

 

Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins

 

Siga o Jornalismo Parintins nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter

Ou entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

Nosso WhatsApp: 92994334226

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários